Pesquisar este blog

Palestras sobre os Sistemas Planetários e a Radioastronomia dão início à série de conversas sobre a Astronomia


Começa hoje a série de palestras do evento Cosmos 2017, que teve início no último dia 19. Desta segunda-feira (24) até a próxima sexta-feira (28), 10 palestrantes abordarão temas relacionados à Astronomia e ao Universo em geral.

As duas primeiras conferências acontecerão no Teatro Castro Alves, a partir das 19h. O primeiro assunto será “Sistemas Planetários”, onde será abordado o processo de formação de sistemas planetários, as características de nosso Sistema Solar e os novos sistemas planetários descobertos e suas formas de detecção.

A palestra será ministrada pelo professor Emerson R. Perez, natural de Americana (SP) e graduado em Física. Ele já trabalhou em vários Planetários e Observatórios no Brasil e atualmente é o responsável técnico pelo MAAS (Museu Aberto de Astronomia), localizado em Campinas (SP).

Na sequência, o especialista em manutenção e supervisão de projetos em observatórios astronômicos Adilson Dias falará sobre os princípios da Radioastronomia, além de apresentar um Radiotelescópio e seu processo de montagem com um custo baixo. O tema da palestra será “Desmistificando a Radioastronomia”.

Assim como Emerson, Adilson trabalha no Museu Aberto de Astronomia, na área de Implantação do Radiotelescópio de 10 metros, montagem de um Observatório Solar, incluindo um Radiotelescópio Solar.

Serviço

Cosmos 2017 – Palestras
Data e Horário: 24 de julho, às 19h e 20h30
Local: Teatro Municipal Castro Alves, Rua Duque de Caxias, 29, Centro
Classificação Indicativa: 14 anos. Vagas limitadas
Idealização: INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais)
Realização: Sesc Birigui
Parceria: Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba
            Apoio: Sincomércio