Pesquisar este blog

Araçatuba terá oficina de roteiro de ficcção e documentário


Programa Pontos MIS traz uma opção para os amantes das técnicas de cinema

A programação do Pontos MIS de Araçatuba em outubro terá uma boa atividade para amantes do cinema. Trata-se da Oficina de Roteiro de Ficção e Documentário, ministrada pelo cineasta Daniel Chaia. Com o objetivo de apresentar conceitos e estratégias de construção do roteiro, tanto de ficção como de documentário, a oficina acontece no dia 11 de outubro a partir das 19h às 23h, no Teatro Paulo Alcides Jorge e é totalmente gratuita. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de outubro pelo email: sirleinogueira@yahoo.com.br.

A oficina apresentará conceitos e estratégias de construção de roteiro, tanto de ficção como de documentário. Com a exibição de trechos de filmes, os enfoques serão sobre as diferentes abordagens possíveis a partir de uma mesma ideia, e os limites do documental e do ficcional. Ao final da oficina, terão uma visão global da função do roteiro num filme, sua forma e suas especificidades, sendo encorajados a desenvolver seus projetos pessoais. O número de vagas disponíveis é de 25 vagas.

O PALESTRANTE
Daniel Chaia é formado em Cinema e Vídeo pela ECA-USP. Entre seus roteiros de ficção destacam-se Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach e Garoto Cósmico, de Alê Abreu. É diretor e roteirista de curtas como De Resto, Na Pista do Apito e Borboletas Indômitas. Também atua como assistente de direção, tendo desempenhado a função em onze filmes.

O programa Pontos MIS é uma realização entre Prefeitura de Araçatuba, Governo do Estado de São Paulo e Museu da Imagem e Som (MIS), sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e do jornalista Sirlei Nogueira. Tem o apoio da Cultura FM, Lalucci Filmes e Comunicação Filial.