Pesquisar este blog

Pontos Mis oferece oficina sobre atores do cinema



O Teatro Paulo Alcides Jorge será palco de uma oficina de cinema realizada pelo Pontos MIS. O evento "Os Atores na História do Cinema" acontece na próxima quinta-feira (05), a partir das 19h e se encerra às 23h. Nessa nova etapa, o pesquisador e critico de cinema Pedro Maciel será o instrutor das aulas. A oficina é gratuita e está aberta a todos os interessados acima de 16 anos. Não é necessário fazer inscrições.

A oficina se propõe a fazer um percurso histórico e estético pela história do cinema através da exibição de trechos de filmes de diferentes épocas e nacionalidades. “Os atores são a face mais facilmente perceptível dos filmes. Contar a história do cinema através deles significa investigar como evoluíram os métodos de interpretação desde o cinema mudo; como a presença dos atores influencia no processo criativo do diretor e na recepção do filme pelo espectador; quais as grandes parcerias entre atores e diretores de cinema,” destaca Pedro Maciel sobre o objetivo geral do trabalho.

Pedro Maciel é pesquisador em História e Estética do Cinema e Audiovisual e critico de cinema
A oficina “Os Atores na História do Cinema” é uma realização do Museu da Imagem e do Som (MIS), Governo do Estado, Prefeitura de Araçatuba e Secretaria Municipal de Cultura. E conta com o apoio da Cultura FM, Lalucci Filmes e Comunicação Filial.

O PALESTRANTE
Pedro Maciel é pesquisador em História e Estética do Cinema e Audiovisual e crítico de Cinema. Fez mestrado e doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris. É autor de textos em todos os volumes da coleção Folha Cine Europeu; curador e selecionador de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes, CineOP e do CineBH. Foi professor no curso Mestres do Cinema Europeu, realizado pelo Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo. Atualmente, é pos-doutorando em Cinema da ECA-USP e professor do programa de pós-graduação do departamento de Cinema, TV e Rádio da mesma universidade.