Pesquisar este blog

Grupo de artistas reúne parceiros para montar associação


Aconteceu neste último sábado (31), às 15h30, uma reunião entre vários segmentos de artistas visuais de Araçatuba com o objetivo de formar uma associação que defenda os interesses e anseios da categoria. O secretário municipal de cultura esteve presente, representando o prefeito Cido Sério, e falou da importância de tal iniciativa. “É muito importante que os diversos segmentos de arte de nossa cidade se organizem para que a cultura de nossa cidade seja sedimentada cada vez mais.”, enfatizou o secretário.

A reunião aconteceu na casa do artista Tiago Rabelo, produtor de mosaicos, no jardim Nova Iorque, contando com a presença, também, do diretor de cultura, Henry Mascarós, que coordenou a primeira reunião, explicando o que deveria ser feito para a composição da diretoria que, após discussão, foi eleita por aclamação, ficando assim constituída: Presidente – Thiago Gomes de Melo Rabelo; Vice-presidente – Lucas Francisco Delfino Garcia da Silva; 1° Secretário – Duxtei Vinhas Itavo; 2º Secretário – Jeverson Santos Coltre; 1º Tesoureiro – Davi Felipe Martins Silva; 2º Tesoureiro – Gustavo Cunha Lima; Conselho fiscal: 1º - Rafael Travassos; 2º - João Gabriel Avanço; 3º - Solange Romero.

Também, na mesma ocasião, o grupo definiu o nome da associação que, pelo desejo da maioria, passará a ser reconhecida como AMANO – Associação Mãos da Noroeste. No próximo dia 16 de setembro, às 20h30, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à rua Anita Garibaldi, 75, Centro, acontecerá uma nova reunião para que seja elaborado o Estatuto da Associação dos Artistas Visuais de Araçatuba.

ARTE E CULTURA
A prefeitura de Araçatuba não tem medido esforços para contribuir para com a presença das artes plásticas em Araçatuba. Por muitos anos, o Museu Araçatubense de Artes Plásticas – MAAP esteve precariamente instalado na Vila Ferroviária e com seu acervo em desuso. Há pouco mais de três anos está instalado no complexo Cultural da Casa de Cultura Adelino Brandão, aberto ao público diariamente em horário comercial, recebendo diferentes mostras individuais e coletivas, além de servir como espaço para lançamento de livros e outras ações culturais.

Um outro projeto dirigido às artes plásticas no município de Araçatuba é o Circuito “Olhar Arte”, que teve sua primeira edição em 2009 e que, até hoje, reúne e premia artistas araçatubenses das mais diversas expressões plásticas, com visitações de escolas públicas estadual, municipal e particular, além dos cidadãos em geral.