Pesquisar este blog

Queima do Alho representa a cultura de Araçatuba


As tradições culturais de Araçatuba, ligadas às coisas do campo, estão sendo preservadas por meio de várias atividades promovidas ou apoiadas pela Prefeitura local. As crianças aprendem, desde cedo, nas escolas e nos projetos sociais e culturais, a importância da preservação da memória da formação dos costumes e jeito de ser e sentir do araçatubense.


E um dos expoentes deste trabalho de preservação da tradição é o Circuito da Queima do Alho do Interior, que atualmente é realizado ao menos duas vezes por ano no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. A festa, que começou em 2007 na esquina entre as ruas Cussy de Almeida com a Coroados, no bairro São João, hoje já é renomada em vários estados, reunindo milhares de pessoas a cada edição.

Nos almoços, várias comitivas fazem a comida típica das tropas de cavaleiros que transportavam gados pelas estradas e concorrem a uma indicação para representar a cidade na Festa do Peão de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

Realizado pelo Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, o circuito teve uma nova edição neste domingo (8). Segundo a presidente do Centro, Cláudia Colli, o público foi acima do esperado e a nova edição já está marcada para 9 de julho.


O prefeito Cido Sério faz questão de participar de todos os eventos do circuito e lembra que o governo municipal tem real e profundo interesse em fomentar iniciativas que promovam a memória local.

“Investimos em reformas e criação dos equipamentos culturais e solidificamos parcerias com os artistas. Tudo isso para que nossa história e nossa produção artística sejam elevadas. O povo que preserva sua cultura é um povo que sabe se orgulhar de seu passado, entender o seu presente e edificar melhor seu futuro”, comentou o prefeito Cido Sério.

INCENTIVO
                                                                                                                                                               
O Circuito da Queima do Alho do Interior saiu das ruas para ganhar o calendário de eventos municipais de grande porte em 2009. Foi nesta data que as comitivas deixaram as ruas e foram para o Recinto de Exposições com a criação do Ponto do Peão.

A Prefeitura de Araçatuba passou a mobilizar todas as suas secretarias para ajudar na organização da festa. As pastas de Cultura e Educação, em especial, têm atuação ativa, cedendo som, palco e até colocando servidores à disposição para ajudar durante o almoço.

Claudia Colli destaca que este apoio é fundamental para a realização desse evento. “Hoje, nossa cidade tem uma festa tradicional que se transformou em uma ode à nossas raízes culturais. Tudo isso por causa da união de esforços”, destaca a presidente.


Secretaria Municipal de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607- 6500
www.aracatuba.sp.gov.br