Pesquisar este blog

Feira Cultural na Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral” foi um sucesso


A Biblioteca Pública Municipal “Rubens do Amaral” realizou, nesta quarta feira (04), a quarta edição da Feira Cultural. O evento foi realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

As escolas E.E. Altina Moraes Sampaio, E.E. Nilce Maia, E.E. Jorge Correia e E.E. José Augusto Lopes Borges participaram do evento, colaborando com a doação de livros para a biblioteca, além da troca de exemplares entre eles próprios.
Os alunos demonstraram total envolvimento e interação ao longo de toda a feira. O aluno do terceiro ano do ensino médio, Luiz Henrique Sousa, enalteceu o evento e destacou que o projeto “deveria ser levado a outras cidades da região”.
Para a idealizadora e coordenadora do projeto, Tânia Capelari, chefe dos serviços de biblioteca, a feira tem o intuito de  promover a interação dos alunos de escolas diferentes e o “incentivo à leitura”. 
Os escritores araçatubenses Antonio Luceni, Elaine Alencar e José Hamilton Brito interagiram com os alunos, tirando dúvidas e respondendo às perguntas deles, além de distribuírem autógrafos. O escritor José Hamilton Brito ressaltou que a leitura é importante para todos os alunos, desde o ciclo inicial até o curso superior, e que a “interação é fundamental entre eles”. Para a escritora Elaine Alencar, que já está em sua segunda participação no projeto, a iniciativa dos organizadores do evento é uma das “melhores coisas” que ela viu nos últimos tempos. Já Luceni, destacou a importância de ações como esta "para o fomento e aprofundamento na formação leitora".
Estiveram também presentes no evento o Diretor de Cultura Henry Mascarós, a Chefe de Gabinete do Secretário Municipal de Cultura, Rosimeiri Locatelli, a Diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio, Margareth Martins, e membros da comunicação da Secretaria de Cultura.
Após a feira, os alunos acompanharam uma peça de teatro de fantoches, criada pelos alunos da E.E. Altina Moraes Sampaio, e um emocionante vídeo sobre a importância do livro.  A escola vencedora da gincana de arrecadação de livros foi a E.E. José Augusto Lopes Borges, com um total de 275 exemplares doados à biblioteca. O aluno que mais arrecadou livros foi premiado, além de brindes distribuídos a todos os participantes


Imagens do Evento: 
Escritora Elaine Alencar distribui autógrafos aos alunos  
O poeta Antonio Luceni assina o livro dos alunos na feira



Jose Hamilton Brito transmite mensagens aos alunos em seus livros

Alunos do E.E. Jorge Correa

Tenda que promoveu a interação entre os alunos e escritores araçatubenses

Banca em que os alunos puderam fazer a troca de livros