Pesquisar este blog

Dia Mundial do Teatro – 27 de março




O teatro é o local onde as artes se compreendem e se completam. Os profissionais que atuam nos palcos são dignos de admiração e honra, pois transmitem o mito, o real e o inimaginável através dos gestos, falas e movimentos. A Secretaria Municipal de Cultura felicita a todos os que atuam e admiram essa arte milenar de entretenimento.

A cidade de Araçatuba conta com dois teatros públicos (Teatro Castro Alves e Paulo Alcides Jorge), dois particulares (Teatro Unip e COC), e um anfiteatro estadual (IE Manoel Bento da Cruz).

“Fazer teatro não se resume no entretenimento, idealização ou simples representação da vida, mas principalmente na capacidade de proporcionar uma investigação do nosso EU!”
Carlos Paupitz

O teatro e o seu dia

O dia mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.

A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.