Pesquisar este blog

FACUDADE REALIZA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MOSTRANDO OS BASTIDORES DE PEÇAS TEATRAIS.


Publicação visa desmistificar a impressão do público sobre o que acontece por trás do pano
.
Entre os dias 27 e 29 de novembro, a UniToledo recebe a mostra “Por trás do Pano” – Os bastidores dos espetáculos teatrais pela ótica da fotografia”. O ensaio reúne flagrantes de companhias que se apresentaram em Araçatuba e Birigui durante o primeiro semestre de 2012. A estreia da exposição, que é aberta ao público, será às 19h30, no hall de entrada do prédio 3 da Instituição.

O ensaio, resultado de um trabalho de conclusão de curso com tema inédito, visa desmistificar a impressão do público sobre os bastidores das peças de teatro, pois, muitas vezes, as pessoas não têm ideia do que acontece horas antes dos atores entrarem em cena. Para retratar esses momentos, foram feitos registros de acertos de luz, passagens de som, marcação de cena, maquiagem, figurino e de como tudo isso é organizado.

Para as idealizadoras da exposição, estudantes de jornalismo, a principal motivação do projeto foi tornar público o árduo trabalho dos profissionais envolvidos na concepção das peças. Durante o acompanhamento, foi possível constatar que, na maioria dos espetáculos, os próprios atores são responsáveis por toda a produção e grande parte do público desconhece isso. Por este motivo, o projeto poderá contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade.

Preto e branco
Inspiradas nas obras de Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro reconhecido internacionalmente pela monocromia, todas as fotografias que compõem a exposição são em preto e branco. Especialistas e admiradores do estilo afirmam que as imagens captadas com essa proposta contribuem para que o assunto registrado ganhe uma atenção especial do espectador. Barthes, um dos autores estudados pelas organizadoras, chega a afirmar que a cor “é um ornato postiço, uma maquiagem“.

O preto e branco faz, ainda, com que a mensagem do trabalho seja transmitida de forma mais eficiente e ressalta particularidades em um nível mais profundo do que aquelas que estão mascaradas pela cor.

SERVIÇO – A exposição fotográfica “Por trás do Pano - Os bastidores dos espetáculos teatrais pela ótica da fotografia” tem início às 19h30 do dia 27 de novembro e segue até o dia 29 do mesmo mês, no hall de entrada no prédio 3 do UniToledo (rua Antônio Afonso de Toledo, 595, Jd. Sumaré). Entrada gratuita.

Contatos:           Ana Paula Araripe (18) 8805-7970
                          Rafaela Cândido (18) 9685-9286
                          Gabriela Mazzo (18) 8124- 3089
                          Fernanda Souza (18) 9113-7662