Pesquisar este blog

EXPOSIÇÃO NO MUSEU RETRATA A CONTRUÇÃO DO BRASIL E A CAUSA INDÍGENA


O defensor dos indígenas brasileiros, Marechal Cândido Rondon é tema da exposição no museu de Araçatuba

De iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Museu Histórico e Pedagógico “Marechal Cândido Rondon” realiza a exposição “Rondon – A construção do Brasil e a causa indígena”.
Em sua 12ª edição o objetivo da exposição  - que faz parte do Projeto Memória,  é preservar e resgatar a vida, o pensamento e a obra de brasileiros que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira.
A exposição que percorrerá por aproximadamente 800 municípios, será realizada até o próximo dia 3 de dezembro. A trajetória de Marechal Rondon, defensor dos indígenas brasileiros será retratada por meio de 16 painéis.

O Projeto Memória
Criado em 1997, tem como objetivo divulgar a vida e a obra de personalidades brasileiras que tenham contribuído para a transformação social e cultural do país. Já foram homenageados em edições anteriores: o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Alvares Cabral, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta e João Cândido, líder da Revolta da Chibata. Em sua 12ª edição, o Projeto Memória homenageia Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como Marechal Rondon.

O Marechal Cândido Rondon
Descendente de índios nasceu em 1865, no Mato Grosso. Cursou, dentre outras especialidades, Engenharia Militar, na escola superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Trabalhou na implantação das linhas telegráficas, percorrendo mais de 50 mil quilômetros no território nacional, abrindo caminhos a fim de estabelecer o que considerava as “sondas do progresso”. Por sua atuação pacifista, teve papel fundamental na integração nacional, defendendo as populações indígenas e dando início a uma nova relação entre Estado e povos indígenas.


Serviço
Exposição
“Rondon – A construção do Brasil e a causa indígena” – até o dia 3 de dezembro/2011
Realização
Fundação Banco do Brasil
Prefeitura de Araçatuba
Secretaria Municipal de Cultura
Local
Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon - rua Quinze de novembro, 247 - centro - Araçatuba
Informações: (18) 3625.3392
Horário: segundas das 14h ás 17h. Terça a sexta: 8h às 17h. Sábados: 8h às 14h