Pesquisar este blog

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO NESTE DOMINGO NA ASSOCIAÇÃO AFRO



No próximo domingo, 20 comemora-se o dia Nacional da Consciência Negra. Neste dia, a Associação Cultural Afro Brasileira de Araçatuba contará com uma programação tendo início às 16h.

A realização do evento é da própria Associação Cultural Afro Brasileira de Araçatuba e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Participação Cidadã.

Na programação Hip Hop, axé, pagode e muita dança. Confira abaixo a programação:

Grupo Hip Hop Eletro Black
Street SK
Pepeu
Black Star
Alta Cúpula
Discípulos de Cristo
DJ Sancler
Axé
Grupo Semelhança
Grupo Mais que por acaso

A SEMANA
14 a 18
Escola Estadual Profº José Augusto Lopes Borges - Leitura de imagem, filme, confecção de painel, dramatização, aula expositiva, debate, produção de texto e caminhada cultural em visita a exposição itinerante “Negro Interior” (Museu Marechal Cândido Rondon).

19 e 20
Exposição Cultural e Ambiental na Escola Estadual José Augusto Lopes Borges. Tema: “Como anda a sua Consciência”.
20 (domingo):
12h Inauguração da estátua do violinista Célio Novaes da Silva – Entrada do teatro Castro Alves / Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP).

O DIA
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.


Serviço
Dia Nacional da Consciência Negra
Dia
20 de novembro – início às 16h
Local
Associação Cultural Afro Brasileira de Araçatuba – rua Dona Ida, 483 - Santana

Realização
Associação Cultural Afro Brasileira de Araçatuba
APOIO
Prefeitura de Araçatuba
Secretaria Municipal de Participação Cidadã
Secretaria Municipal de Cultura