Pesquisar este blog

Sexta Semana Tião Carreira é aberta com sucesso

Resgatar e dar visibilidade a um dos maiores ícones da cultura caipira. Estes são os objetivos da 6ª Semana Tião Carreiro, que foi aberta neste sábado e vai até este final de semana em Araçatuba. A série de eventos que lembram este importante músico que adotou Araçatuba como sua terra é promovida pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

No sábado, violeiros lembraram Tião Carreiro em um show no bairro rural Engenheiro Taveira. A festa teve, ainda, apresentação de catira e folia de reis, além dos violeiros Bel e Paulinho do grupo Figueira da Viola, Rodrigo Viola e Henrique e Du Viola e Horizonte. A dupla de violeiros João Viola e Marcos Vinícius da cidade de Cianorte (PR) também fizeram parte da homenagem a Tião Carreiro.

IMPORTÂNCIA
O prefeito Cido Sério participou da abertura da semana e destacou o quanto é importante o povo estar sempre em sintonia com seu passado artístico para que saiba entender seu presente e construir seu futuro. “A Prefeitura de Araçatuba está sempre incentivando ações que fazem da Cultura uma promotora de cidadania”, afirmou Cido Sério.

O secretário de Cultura, Hélio Consolaro, afirmou que a atual administração é a que mais investe em Cultura, destacando, entre outros exemplos, a reforma completa do Teatro Castro Alves e a realização de um festival de teatro, o Festara, a nível nacional.

No domingo, a festa se repetiu no bairro Juçara. Voltaram ao palco os grupos de catira e folia de reis. O público também viu apresentação das duplas Celestino e Cirineu (grupo Figueira da Viola), Du Viola e Horizonte, Rodrigo Viola e Henrique, João Viola e Marcos Vinícius (Cianorte/Paraná), Jota Carvalho (Barretos/SP) e Divino e Donizete (Rio Preto/SP).

O Secretário Hélio Consolaro e o prefeito Cido Sério
PRATINHA
Encerrando a programação, no sábado dia 15, a partir das 17h no bairro Pratinha haverá uma grandiosa quermesse no salão paroquial do bairro e apresentações dos grupos de catira e folia de Reis, além das Irmãs Carreiro, acompanhadas do harpista Cândido Marins do grupo Figueira da Viola. Para finalizar as homenagens, as duplas Augusto César e Leandro, Du Viola e Horizonte, Rodrigo Viola e Henrique e Parreira e Rei do Vale.

Em 2010, Araçatuba recebeu o museu itinerante “Tião Carreiro”. O caminhão trouxe à cidade, documentos, fotos e objetos de Tião, um dos maiores mitos da música caipira, que iniciou sua carreira em Araçatuba. O violeiro nasceu e 13 de dezembro de 1934, em Montes Claros (MG) e faleceu em 15 de outubro de 1993, na cidade de São Paulo.