Pesquisar este blog

Feira leva a cultura mais próxima dos estudantes

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), está incentivando atividades culturais em escolas publicas do Estado. Com este apoio, nesta quinta-feira (27), a EE Professor Genésio de Assis, está promovendo sua 2ª edição da Feira Cultural. O evento é uma amostragem de todos os projetos e conteúdos desenvolvidos durante o ano letivo na escola. Um exemplo é o projeto Revelando Talentos, que é desenvolvido na própria escola em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo é aproximar os alunos da escola da rede estadual com os projetos desenvolvidos com os alunos da rede municipal de Araçatuba. Na sua segunda edição, a Feira Cultural faz muito sucesso entre os alunos, aonde os mesmos são incentivados a produzirem trabalhos artísticos e com isto estimulam a própria criatividade e desenvolvimento cultural.

Segundo a coordenadora do Ensino Médio da instituição, Patrícia Savoia Orsatti, a festa não seria possível se não contasse com a participação dos alunos. “Todo o mérito é dos estudantes, porque são eles que participam em conjunto com todos os professores, corpo escolar e secretarias municipais, desde a organização do evento até a montagem e apresentação do mesmo. Tudo aqui foi produzido com muito capricho e entusiasmo, mostrando que a escola também pode ser prazerosa, e não aquele ambiente totalmente sério e fechado”, afirma Patrícia.

SALAS
Todas as salas da escola foram decoradas com um tema específico, sendo eles relacionados às matérias do Ensino Fundamental ou assuntos que interessavam aos alunos. Na estrada da escola, um corredor do medo foi montado, com uma vidente e um local do crime sinalizado que instigavam a curiosidade de seu público. Ao lado do corredor, está uma Sala do Terror, aonde alunos assustam as pessoas ao longo do trajeto no pequeno labirinto.

Também estava decorada com muita atitude, a Sala do Rock, aonde camisetas, obras, desenhos e símbolos de grandes bandas de Rock e Heavy Metal foram expostos por alunos do Projeto Revelando Talentos.

O artista Farnese de Andrade Neto, também foi homenageado pelos alunos de 5ª Série ao 1º Colegial, aonde os mesmos reproduziram obras de Farnese com material reciclável. As artes foram pintadas em desenhos abstratos ou montadas dentro de uma caixa de papelão, com pequeníssimos móveis e bonecos, representando um mundo dentro de uma caixa.

MATÉRIAS
Ao lado do portão que dá acesso as outras salas estão sendo expostos materiais que homenageiam as disciplinas do ensino básico. A Sala de Geografia tratou como tema a História de Araçatuba e O Mundo que cabe no Brasil, aonde os alunos não apenas produziram obras como também desenharam as caricaturas de prefeitos anteriores, incluindo a do atual prefeito Cido Sério e de sua esposa Cidinha Lacerda.

A Sala de Inglês foi decorada com cartazes de desenhos e diversas outras obras, que continham dizeres escritos na língua inglesa, representando as quatro estações do ano. Além disto, será realizado no período da tarde, às 15h20, o início do desfile de moda das estações do ano em inglês, dos alunos da professora Renata.

A Sala de Matemática, Física e Química foram decoradas com muitos números e fórmulas complicadas. A Sala de Biologia foi decorada com temas relacionados ao corpo humano, plantas e animais.

LIVRO
A Sala de Língua Portuguesa apresentou obras de arte por meio de muita literatura e poesia. Uma das atrações desta sala é a exposição de um Catálogo Literário, feito pelos alunos da 6ª série do período da manhã. O livro continha diversos textos produzidos pelos próprios alunos, aonde a escola encadernou os mesmos e montou com eles, este maravilhoso catálogo.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do evento aconteceu às 8h15, realizada pela vice-diretora da escola, Ana Paula, pelo secretário de Cultura, Hélio Consolaro e pela secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira. Às 8h30, a festa contou com uma apresentação de dança do ventre no Projeto Revelando Talentos.

Depois, às 9h, foi a vez de uma declamação de poesias que encantou a escola. As poesias foram proclamadas pelo membro do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (AAL), Wanilda Borges em parceria com os alunos Leandro, Bruna e Elielma, também no projeto Revelando Talentos, na Oficina de poesia.

Mais tarde, às 9h20, foi realizada uma apresentação feita por um tropeiro, que tocou um berrante, instrumento utilizado nas fazendas para se chamar o boi e assim controlar os animais nas comitivas brasileiras. Às 9h30, foi feito um desfile de moda e logo após, às 10h, foi realizada uma visitação nas salas, onde as mesmas estão organizadas por disciplina, com os trabalhos dos alunos.

Do meio dia ás 13h30, a escola será fechada para almoço. Às 14h, será feita uma apresentação da dança do ventre no Projeto Revelando Talentos. Às 14h20, será realizada uma declamação de poesia pelos alunos da professora Adriana.

Depois, às 15h10, será realizada novamente, uma apresentação de berrante feita pelo tropeiro, Sr. Tião e às 15h20, o início do desfile das estações do ano em inglês. Às 15h45, será feita a 2ª visitação às salas e às 17h, o encerramento do evento.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------