Pesquisar este blog

SEMANA DA LITERATURA:Maneira concisa de escrever é abordada em oficina literária com Marcelino Freire

Marcelino Freire
O SESC Birigui apresenta a oficina de literatura Narrativas Breves,com o escritor pernambucano Marcelino Freire, dia 13 (terça), das 14h às 18h, no Unicolégio em Araçatuba. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo telefone (18) 3608-5400. Limite de 20 vagas. 

A atividade faz parte do projeto Criação Literária, que consiste em oficinas com o intuito de despertar o interesse pela leitura e produção de textos.

Quando menos é mais 
Adepto do estilo, Marcelino Freire abordará, na oficina, os microcontos e a concisão como importantes para a arte de escrever.

Produção narrativa que se baseia no uso limitado e minimalista de palavras, os minicontos, apesar de sua construção simples, apresenta características que o definem como uma narrativa: narratividade, criação e quebra de expectativa.

Uma das definições do estilo estabelece o limite de 150 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) para permitir seu envio através de mensagens SMS pelo celular, evidenciando outra característica do microtexto, que é sua ligação com as novas tecnologias de informação e comunicação. O surgimento do Twitter, no qual as mensagens possuem até 140 caracteres, contribuiu para que esse modo de escrita voltasse à tona.

O número de letras é importante, mas não rígido, normalmente sendo atribuído pelos autores. Marcelino Freire, por exemplo, publicou, em 2004, a obra ‘Os Cem Menores Contos do Século’, em que desafiou cem escritores a produzir contos com no máximo 50 letras.

O pernambucano
Nascido em Sertânia (PE), e morador de São Paulo desde 1991,Marcelino Freire escreveu diversos livros, principalmente de contos, como “Angu de Sangue” (Ateliê, 2000), “BaléRalé” (2003) e “Contos Negreiros” (Record, 2006), este último vencedor do Prêmio Jabuti.

Criou o próprio selo, eraOdito, pelo qual publicou livros gratuitos de Moacyr Scliar, Glauco Mattoso e Manoel de Barros, e a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (parceria com Atêlie Editorial, 2004).

Organiza anualmente em São Paulo
a Balada Literária, evento que mistura mesas de debates e lançamentos de livros, com festas em bares do bairro Vila Madalena. É um dos escritores mais influentes da chamada Geração 90.



VISITE O BLOG DO CONCURSO DE LITERATURA, clicando aqui.


SERVIÇO – A oficina literária Narrativas Breves ocorre dia 13 (terça), das 14h às 18h, no Unicolégio em Araçatuba (rua Porangaba, 940, Vila ndustrial). Inscrições pelo telefone (18) 3608-5400. Limite de 20 vagas. Classificação: 16 anos. Grátis