Pesquisar este blog

Termina na sexta a exposição Rotarianos em Ação



O museu Histórico e Pedagógico “Marechal Cândido Rondon” de Araçatuba, recebe até o dia 6 de outubro a exposição “Rotarianos em Ação”. O acervo possui vídeo, livros e objetos que ajudam a contar aos visitantes a criação e objetivo do clube.

A história da criação do clube pode ser conferida pelos visitantes narrada pelo próprio fundador Paul Harris, que em 1900 assim que se mudou para Chicago (USA) viu-se sozinho. Após jantar na casa de um novo amigo, que também era comerciante como Paul saíram para caminhar e notou que seu amigo conhecia muitos outros comerciantes. Paul, sentindo-se sozinho e vendo que este “isolamento” o estava prejudicando em seus negócios teve a idéia de fundar um clube com o objetivo de reunir homens profissionais de negócios. A idéia deu certo, e o “clube de homens de negócio” transformou-se num clube de amizade e companheirismo com o ideal de servir.
Vídeo conta a história do Rotary aos visitantes
Na exposição os visitantes também poderão conferir o ingresso das mulheres no clube. A professora e colunista social de Araçatuba Odette Costa Bodstein foi a primeira mulher rotariana da América Latina a ingressar no clube.

As ações sociais realizadas em todo o mundo também podem ser conferidas. O combate a Poliomielite e a fome é uma delas além da erradicação ao analfabetismo e campanhas de Hipertensão além de outras com o objetivo de ajudar lares e instituições.
Lemas do Rotary também fazem parte da exposição
A cada ano o Rotary Clube trabalha com lemas. Em 2011-12 o presidente do Rotary Internacional Kalyan Banerjee chama a atenção para a essência humana. “Conheçam a si mesmos para envolver a humanidade, como um todo, tem os mesmos sonhos, esperanças e aspirações, e enfrenta problemas semelhantes”, finaliza Banerjee.

Pelos rotarianos, Araçatuba é conhecida como o Distrito 4470 e possui nove clubes: Rotary Clube de Araçatuba, Rotary Clube de Araçatuba Oeste, Rotary Clube de Araçatuba Leste, Rotary Clube de Araçatuba Bandeirantes, Rotary Clube de Araçatuba Noroeste, Rotary Clube de Araçatuba Cruzeiro do Sul, Rotary Clube de Araçatuba Alvorada, Rotary Clube de Araçatuba Centenário e Rotary Clube de Araçatuba Cidade Amiga. A exposição aberta ao público é gratuita.



Serviço: “Rotarianos em Ação”
Local: Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon - rua Quinze de novembro, 247 - centro - Araçatuba
Informações: (18) 3625.3392
Horário: segundas das 14h ás 17h. Terça a sexta: 8h às 17h. Sábados: 8h às 14h
GRÁTIS