Pesquisar este blog

ARAÇATUBA SE CLASSIFICA NO MAPA CULTURAL PAULISTA FASE REGIONAL


Mário, Roberto e Aline
A fase regional do Mapa Cultural Paulista nas categorias Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia foi realizada em Araçatuba neste final de semana. Outras categorias aconteceram em Andradina, Penápolis e Ilha Solteira.


No domingo, 04 de novembro de 2011, as cidades de Andradina, Castilho, Gastão Vidigal, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto e Valparaíso estivera presentes em Araçatuba – que também participou - para a penúltima fase do Mapa Cultural Paulista 2011/2012, que foi realizado no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP).


Os artistas responsáveis pelas obras estiveram presentes. Ansiedade e expectativa foi a companhia de muitos durante a viagem até a cidade sede da fase regional. A comissão avaliadora composta em Artes Plásticas por: Wagner Pavarin, Ruy Frederico Sauerbronn, Miro Bampa e no Vídeo: Marco Alexandre Bernardes Pereira - eram os mais aguardados.
De blazer, Hélio Consolaro com a comissão e o Diretor de Cultura Alexandre Melinsky

Na abertura da exposição, o Secretário de Cultura, Hélio Consolaro falou sobre a importância da participação dos artistas no projeto, lembrando que independente do resultado, todos são vencedores. “Independente do resultado aqui hoje, quero fazer questão de dizer que, pela qualidade das obras aqui expostas, todos são vencedores”, disse Hélio. O Diretor de Cultura, Alexandre Melinsky destacou o empenho da artista Plástica e Assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Simone Leite Gava. "Foi um fim de semana exaustivo, mas vale a pena conhecer pessoas que realmente querem ver o crescimento do artista", disse Simone.

Melinsky ainda disse sobre o trabalho desenvolvido por Carlos Paupitz e Fernando Bacelar, ambos do Museu Histórico e Pedagógico “Marechal Cândido Rondon”, que foram os responsáveis também pela montagem da exposição e recepção dos artistas, além de agradecer a presença imprescindível e colaboração da comissão avaliadora.

Após a abertura, os presentes foram convidados a assistirem o vídeo vencedor desta fase de Lucas Casella, da cidade de Penápolis. Após o vídeo surpresa, as obras expostas já continham o “selecionado” , indicando os artistas classificados para a fase estadual que será realizada no primeiro semestre de 2012 em São Paulo.

Confira abaixo a classificação geral do Mapa Cultural Paulista 2011/2012 - Fase Regional.

Classificações
Artes Plásticas:
Aline Lopes (Araçatuba) - “Na Floresta” e “Caminhos”
Roberto Raniel (Araçatuba) – “Ícone”, “Portal” e “Apoio”
Mário Bueno (Araçatuba) – “O casamento ato I, II e III.”
Desenho de Humor
Hugo César Cintra de Araújo (Ilha Solteira) – “Saladinha”, “Dia de Finados” e “Espaçosa”
Fotografia:
Luís Carlos Colevati (Penápolis) – “Sentido em Preto e Branco”, série com três fotografias.
Vídeo
Lucas Casella (Penápolis) – “A mão e o Destino”

Literatura – crônica /conto / poesia

Crônica – Ilha Solteira Classificada
Mayara Duarte Ziroldo - Ilha Solteira
Reginaldo Rodrigues Maranhão - Ilha Solteira

Conto – Penápolis classificada
Rafael Monteiro de Freitas - Penapolis
Antonio Lazaro Sant'ana - Ilha Solteira

Poesia – Valparaíso classificada
Ana Maria Galdino da Costa - Valparaiso
Reinaldo Cozer - Penapolis
 
Dança – Penápolis classificada
1º Lugar Penápolis
2º Lugar Andradina
3º Lugar Araçatuba

Canto Coral – Araçatuba classificada
Coral da Reunidas

Teatro – Penápolis classificada
Penápolis

Música Instrumental  
Irá ocorrer no dia 09/09 em Ilha Solteira

Carlos, Simone, Hélio, Fernando e Melinsky
A fase estadual do Mapa Cultural Paulista, será realizada no primeiro semestre de 2012 em São Paulo. Na ocasião os artistas selecionados de cada região estarão expondo seus trabalhos.