Pesquisar este blog

Vencedora do Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba dá entrevista à TV Portuguesa e fala do prêmio






A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu neste ano, pela primeira vez, a edição internacional do concurso de contos “Cidade de Araçatuba”. A vencedora foi a escritora portuguesa Tânia Ganho, que nasceu em Coimbra e hoje reside em Lisboa. Participaram dessa categoria contistas de países do mundo lusófono.

Tânia participou com o texto “Perfeita Simetria”. Depois do resultado, o programa “Ler Mais Ler Melhor” - transmitido pela emissora de TV portuguesa RTP - entrevistou a escritora. No vídeo, a apresentadora do programa, jornalista Teresa Sampaio, falou de Araçatuba e disse que o prêmio deixa os portugueses muito orgulhosos. Veja o vídeo no endereço
http://www.youtube.com/watch?v=Wn3MXVRY5o8.

A entrevista foi publicada no YouTube na semana passada. Nela, Tânia afirmou que o conto vencedor “é uma história muito atual sobre relações humanas”, que retrata o “não-amor”, a relação superficial. Ela destacou ainda ser uma história ousada na linguagem e na temática. Por e-mail, a escritora diz que participou do concurso por intuição.

VOCACÃO 
“Tive uma intuição muito forte de que devia concorrer ao Concurso de Araçatuba, assim que vi o anúncio do prêmio, e quando recebi a notícia (de que foi vencedora) foi um momento muito íntimo, uma espécie de confirmação de que estava no caminho certo, a realizar a minha vocação”.

Tânia também enfatiza que a recompensa foi "muito importante e, acima de tudo, saborosa" principalmente por ter sido resultado de julgamento de pessoas que não a conheciam e oriunda de país diferente.

TRAJETÓRIA 
A autora de "Perfeita Simetria" nasceu em 1973 em Coimbra, onde estudou e deu aulas de tradução. Durante vários anos, fez legendagem de filmes. Também trabalhou como tradutora de informação. Depois dessa atividade, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura.

É tradutora de autores como John Banville, Alan Hollinghurst, Christos Tsiolkas, David Lodge, Ali Smith, Rachel Cusk, Chimamanda Ngozi Adichie, Annie Proulx, Abha Dawesar, Jeanette Winterson e Anaïs Nin.

Já publicou três romances: "A Vida Sem Ti" (Oficina do Livro, 2005), "Cuba Libre" (Oficina do Livro, 2007) e "A Lucidez do Amor" (Porto Editora, 2010). Está para terminar mais um livro: "A Mulher-Casa". Tânia pretende lançá-lo no primeiro semestre de 2012.

O CONCURSO 
Dividido em três categorias - nacional, regional e internacional -, o Concurso Internacional de Contos “Cidade de Araçatuba” está na sua 24ª edição, que homenageia o escritor araçatubense Maurício do Valle Aguiar. A premiação total é de R$ 11,5 mil e a cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em Araçatuba no dia 13 de setembro, data de abertura da 3.ª Semana de Literatura.