Pesquisar este blog

QUEIMA DO ALHO ACONTECE NESTE DOMINGO



Neste domingo acontece o 3º Circuito da Queima do Alho em Araçatuba. A realização do evento é do Centro de Tradição Cultural de Araçatuba e recebe o apoio total da Prefeitura Municipal do município por meio das secretarias de Cultura (SMC) e Educação (SME).

O Governo Municipal além de priorizar o humano, apóia e incentiva o resgate das tradições. A queima do alho, de acordo com o Secretário da Cultura, prof. Hélio Consolaro, traz de volta a cultura tropeira. “O nome queima do alho é uma referência jocosa de “queimar panela”, fazer comida. É uma comida tipicamente de homens”, brinca o secretário. “Uma comida feita por peões que levavam gados de um lugar para outro, não tinha muito trato no preparo, os ingredientes que tinham, eram colocados na panela”, finaliza Consolaro.

Os convites, vendidos durante a semana, poderão ser adquiridos também no dia da “queima”, domingo, dia 7, no Recinto Clibas de Almeida Prado, local do evento a partir das 11h. Os convites custam R$ 15,00 por pessoa, esse valor será revertido para o Centro de Tradição Cultural (CTC) para a construção da sede que já está em andamento na avenida João Arruda Brasil.

O 3º Circuito tem como objetivo classificar a comida com maior sabor tropeiro, por meio de um concurso. O preparo da comida também será analisado pela comissão e seu âmbito é interior paulista. O vencedor do concurso ganha uma vaga para concorrer no Rodeio de Barretos, conhecido nacionalmente.

Serviço: 3º Circuito da Queima do Alho
Local: Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado
Dia: 7 / agosto
Horário: a partir das 11h
Convites: R$ 15,00 (por pessoa) 
           
SIGA-NOS
Twitter: @smcultura