Pesquisar este blog

MAAP REALIZA REUNIÕES. OBJETIVO É APROXIMAR E CONHECER NOVOS ARTISTAS



Com o objetivo de unir os artistas plásticos, descobrir e incentivar novos talentos em Araçatuba, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, realiza reuniões periódicas entre os artistas plásticos no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP).

O objetivo
Com o objetivo é trazer o artista para o museu, além de informar mais sobre a área, por meio de bate papo, troca de trabalhos, vídeos e palestras. O encontro é realizado quinzenalmente as quartas-feiras, o calendário já está formulado e sua agenda segue até o final deste ano. A agenda foi elaborada e entregue à comissão do MAAP composta por: Aline Lopes, (artista plástica), Fernando Lima (fotógrafo), Juçara França (artista plástica), Margareth Martins (escultora). A comissão também conta com membros da Secretaria Municipal de Cultura: Fernando Bacelar (Chefe de Serviço do Museu), Simone Leite Gava (Assessora de Planejamento e artista plástica) e Carlos Paupitz (Diretor de Museu).

Além de reunir os artistas plásticos, outro trabalho desenvolvido pela comissão do MAAP é “garimpar” novos talentos. Este trabalho está sendo realizado nas escolas da rede municipal e estadual pela Secretaria Municipal de Cultura e a comissão do MAAP. Para Simone Leite Gava, as reuniões no MAAP já estão trazendo resultados. “O retorno está sendo muito legal. Os alunos que se interessam pelas aulas, se interessam em vir nas reuniões do Museu de Artes Plásticas também”, finaliza Simone. O MAAP conta com a parceira das Oficinas Culturais do Estado para as aulas de desenho em giz pastel e teoria e prática de restauro. Estas aulas serão desenvolvidas, em horários curtos. Na próxima quinta-feira (18) está programa para o período da tarde aula de desenho para os alunos.




O MAAP tem um blog próprio, criado pelo fotógrafo Fernando Lima. Nele, os interessados irão encontrar fotos e alguns vídeos dos encontros registrados por Fernando Bacelar, com o objetivo de ter estes encontros arquivados.
MAAP
O espaço, também é importante para os artistas. A divulgação do museu é importante para que a população saiba que Araçatuba possui um museu voltado para os artistas plásticos. NO MAAP são realizadas, além de reuniões, lançamentos de livros. “O espaço tem de ser divulgado. Nosso objetivo é fazer com que a população venha até o museu. É de graça, ninguém paga nada para ver as obras em exposição, além de aproximar o artista da população e formar público para as artes”, finaliza Simone.
AGENDA
31/08 - Vídeo Chagall, 52 min.
14/09 - 5 artistas levam trabalhos para apresentação.
28/09 - Vídeo Paula Pasta. 30 min.
26/10 - 5 artistas levam trabalhos para apresentação.
09/11 - 5 artistas levam trabalhos para apresentação

Margareth Martins (camisa branca)
            Segundo Margareth Martins, as reuniões realizadas no MAAP são produtivas. “Estas reuniões acontecem numa crescente, isso me alegra, pois a troca de experiências é muito interessante. Gosto deste particular, de se comentar as obras uns dos outros. Sempre se aprende e ensina algo novo”, finaliza a escultora.
            Para Fernando Lima, a oportunidade em estar junto com profissionais da área é motivo de satisfação. “Estou feliz por estar junto de pessoas competentes e qualificadas”, disse o fotógrafo.

Para o mês de setembro, o Museu Araçatubense de Artes Plásticas está agendado para receber  a fase regional do Mapa Cultural Paulista e em novembro o “Olhar Arte”




SIGA-NOS
Twitter: @smcultura