Pesquisar este blog

Grupo de Catira se apresenta em Barretos*



No último final de semana, o grupo de catira de Araçatuba " Novos Araçás", apresentou-se na Festa do Peão em Barretos na Queima do Alho Oficial e no Palco da AGCIP (Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista - de Monte Alto). É o segundo ano consecutivo que o grupo de catira se apresenta em Barretos.

Durante a Queima do Alho Oficial, João Paulo Martins, organizador e sócio benemérito do Grupo Os Independentes, agradeceu publicamente o apoio que o prefeito de Araçatuba Cido Sério tem dado à cultura caipira, desejando que essa iniciativa sirva de exemplo para outros municípios que lutam para a preservação da mesma. Agradeceu à administração por meio da professora Cláudia Colli, reafirmando que "as portas estarão sempre abertas para os representantes da cultura caipira de Araçatuba".
No próximo sábado, a Comitiva São Francisco da cidade de Bento de Abreu estará representando Araçatuba na final do concurso culinário da Queima do Alho.

Em 2009 foi instituído o Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista, em parceria com o grupo "Os Independentes" de Barretos, por inciativa de João Paulo Martins com a professora Claudia Colli, presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba. O campeão do circuito regional, ocupa uma vaga permanente em Barretos. "Somos privilegiados por termos esta oportunidade, pois apenas 17 (dezessete) comitivas do Brasil conseguem participar através de seguidas eliminatórias e nós temos oportunidade de participar através de um circuito regional. Ficamos sabendo que existem comitivas que estão tentando participar da Queima do Alho de Barretos há cinco anos e não conseguem", diz Claudia.