Pesquisar este blog

Cultura promove projeto "Tateando os Sentidos”



Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), desenvolveu nesta quarta-feira (24) novas atividades do Projeto “Tateando os Sentidos”. Ele visa ensinar crianças e jovens a se relacionar melhor com os deficientes visuais, falando principalmente sobre a inclusão social.

Foram recebidas, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, aonde o projeto está implantado, crianças das escolas Julieta Arruda Campo e Monsenhor Victor Ribeiro Mazei.

A Chefe de Serviço Municipal de Biblioteca, Tânia Regina Capelari, afirma que a importância do projeto está basicamente em fazer com que as crianças façam uso de seus sentidos, exceto a visão, experimentando como é o dia a dia de uma pessoa deficiente visual. As visitas são recebidas todas as quartas-feiras nos períodos da manhã e da tarde. Elas vão ser recebidas até o final de novembro.

LABIRINDO
Em um labirinto escuro, que foi montado como se fosse uma imensa câmara preta, os visitantes caminham por quatro ambientes adaptados para que eles, usando uma venda nos olhos, consigam identificar materiais pelo paladar, tato, olfato e audição.

Hoje pela manhã, depois de andarem pela câmara de escuridão total, as crianças assistiram a uma apresentação especial, onde a contadora de história, Flávia Maria Wolffowipz, contou a história sobre “A Princesa e o Sapo”.

A moral da fábula infantil é simples: afirma que as aparências físicas, religiões e roupas podem ser opostas, mas temos os mesmos direitos, deveres e o respeito mútuo é o que realmente vale a pena ser praticado. Para maiores informações, o telefone para contato é o 3622-5559.