Pesquisar este blog

Programação do Encontro Regional de Teatro em Valparaiso


 Projeto Ademar Guerra realiza Encontro Regional de Teatro em Valparaiso

O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, dará continuidade as suas atividades da edição 2011 com a realização do Encontro Regional de Teatro em Valparaiso, região de Araçatuba, nos dias 9 e 10 de julho.

A programação terá oficinas e palestras com importantes profissionais de teatro que integram a equipe dos orientadores artísticos do Projeto Ademar Guerra.

O objetivo da realização dos Encontros Regionais é interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas atualização, capacitação e para alguns, o primeiro contato com o universo teatral. Com essa ação também se fomenta a integração entres os artistas. A coordenação do projeto prevê a realização de encontros regionais em várias regiões do Estado entre julho e setembro.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Neste ano, 35 artistas atuam na orientação dos 35 grupos de teatro selecionados em 29 cidades do Estado de São Paulo, totalizando 247 atores participantes do projeto. O incentivo e valorização na formação dos grupos visam, sobretudo, colaborar também com a formação de público e com o incremento na vida cultural das comunidades.

9 e 10 de julho

Oficinas

Estudos Práticos sobre a Ação Física

Com Roger Muniz
Roger Muniz estuda no curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUCSP, é formado no Núcleo de Estudos da Arte do Ator pela Escola Livre de Teatro de Santo André, coordenou o Projeto Vocacional Aldeias com os índios Guarani na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo onde atualmente é coordenador artístico pedagógico do Programa de Iniciação Artística ? PIA.

Sinopse:
O Workshop Estudos Práticos sobre a Ação Física propõe compartilhar procedimentos de criação cênica baseada no ?sistema? das ações físicas de K. Stanislávski e incentivar o trabalho coletivo - elemento fundamental para o jogo cênico. Esse Workshop acontece de maneira prática visando contribuir para a expressividade do jovem intérprete das artes cênicas através do fornecimento de instrumentos que contribuam para a criação e a consciência de alguns elementos que constituem uma cena teatral

Datas: 9 e 10 de julho
Vagas: 15
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Público alvo: atores já iniciados na linguagem Teatral

A improvisação na composição da cena teatral

Matteus Melo
Formado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba ? UEPB. Mestrando em Artes pelo Instituto de Artes ? Unicamp, cuja pesquisa tem como objeto de estudo o Silêncio na obra ?Esperando Godot? de Samuel Beckett. Desenvolveu projetos (oficinas e mini-cursos) na área das artes cênicas, atuando no teatro na função de dramaturgo, ator (DRT-PB 1387/06-91) e diretor (DRT-PB 1256/02-81). Participou de oficinas de teatro no SESI, Piollin, Lume, e Unicamp

Sinopse:
A partir de jogos de improvisação, construir um exercício cênico com base na capacidade criativa do ator, com o intuito de instigar sua percepção e aptidões cênicas.

Datas: 9 e 10 de julho
Vagas: 15
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Público alvo: Iniciantes e pessoas interessadas.


Impulsos Criativos e a Criação no Corpo do Ator

André Capuano
33 anos, diretor, ator e preparador corporal, formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo nos anos 90. Desde então, desenvolve pesquisa sobre o Teatro Físico, tendo como fundamento a máscara teatral, a mímica e o teatro de rua. Participa do Teatropolitano S.P., um projeto de investigação cênica sobre a relação do corpo do ator com a cidade em que vive. É professor de Teatro Físico e Máscaras

Sinopse: Nesta oficina serão experimentados jogos e técnicas provenientes de diversas linguagens teatrais que colocam o ator no centro da criação cênica. O foco e o ponto de partida de todo o trabalho é o corpo e a relação deste com impulsos criativos que podem movimentá-lo. Perceber e afirmar os impulsos essenciais durante a criação é uma atitude fundamental para o estabelecimento de uma arte ?verdadeira? e ?viva?.

Datas: 9 e 10 de julho
Vagas: 15
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Público alvo: atores e diretores interessados.

O Ator e a Câmera - Um Olhar Interventor

Conrado Caputo
Ator formado pela Escola de Arte Dramática- EAD/ECA/USP e integrante do grupo Teatro de Narradores desde 2008, onde desenvolve pesquisa acerca da escrita e levantamento da cena tendo o ator como centro de criação e potencialização de uma poética. Últimos trabalhos em teatro: Cidade Desmanche, Pílades ? Cenas Para Um Filme Nacion(AL), O Diabo de Tetas, Nossa Casa de Boneca, As Três Irmãs

Sinopse:
Trata-se de uma instrumentalização do ator que se coloca como criador em seus trabalhos, utilizando a ferramenta da construção da imagem através da câmera e do vídeo como modo de inscrever seus pontos de vista e olhares pessoais na cena.

Datas: 9 de julho
Vagas: 15
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Público alvo: atores e diretores interessados.

Local: Escola Djanira dos Santos Benetti
Endereço: Av. Eurípedes Leite Bastos, 116
Contato: (18) 9117-1534 com Fabricio
        (18) 3401-9200
valpaculturarte@gmail.com
www.oficinasculturais.org.br