Pesquisar este blog

Mês do Cooperativismo: Apresentação é sucesso absoluto em Araçatuba


A apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi sucesso absoluto em Araçatuba, no sábado, no Vivere Eventi. Cerca de 1000 expectadores puderam se encantar com os clássicos da música popular brasileira e célebres canções internacionais tocadas pela banda. A Orquestra de Sopros de Araçatuba recepcionou o público. A festa marcou o início das comemorações do Mês do Cooperativismo. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) em parceria com as cooperativas Coopbanc, Credicitrus, Uniodonto, Cobrac e Unimed de Araçatuba. A Secretaria de Cultura de Araçatuba e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) também apoiaram o evento.
Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop/SP

Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop/SP, participou do evento e ressaltou que as comemorações deste ano marcam o início das festividades de 2012, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Cooperativismo. “O nosso grande desafio é aumentar o número de cooperados no país”, afirmou. “Em países desenvolvidos como Canadá, Japão, Inglaterra, 50% da população está ligada ao cooperativismo”, explicou.
 
Hélio Consolaro, secretário municipal de Cultura, exaltou a parceria com o Sescoop/SP e as cooperativas de Araçatuba. “O mais importante para nós de Araçatuba foi a parceria, que funcionou muito bem”, afirmou. “A população também mostrou que gosta de música orquestrada e erudita, correspondendo às expectativas”, pontuou. “Gostamos tanto do evento que já conversamos com o presidente do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande, para trazer outros eventos como este para a cidade”.
 
Hélio Consolaro, secretário de Cultura de Araçatuba
 O evento contou ainda com a presença de representantes das cooperativas de Araçatuba. Acompanharam a apresentação Sérgio Gottardi Paollielo (presidente da Cobrac), Dr. Paulo Cesar Batagelo (presidente da Uniodonto), Orlando Lopes (presidente da Coopbanc), Helio Poço Ferreira (vice-presidente da Unimed Araçatuba e representando o presidente da cooperativa), Jose Vitoriano de Andrade Filho (Gerente de Unidade da Credicitrus e representante do presidente da cooperativa) e Jose Geraldo Fogolin (Diretor Administrativo da Coopbanc e do Ramo Consumo da Ocesp).
 
Autoridades municipais também prestigiaram o evento. Estiveram presentes Henry Mascarós (presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas), o vereador professor Claudio e Maria Aparecida Veronesi (representante do vereador Ermenegildo Nava).
 
A apresentação da banda também foi muito aplaudida pelo público, que se encantou com os sucessos apresentados. O estudante Bruno Gemender de Mendonça, de 9 anos, disse que já viu outras bandas similares, mas para ele a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi especial: “Achei tudo ótimo”. Acostumado com os acordes do rock, o estudante Cainã Martins Amorim, de 12 anos, também aprovou a apresentação e se surpreendeu com a banda. “Melhor ao vivo do que ouvir a gravação”, ressaltou.
 
A auxiliar administrativa Michelle Chaves de Menezes, de 29 anos, assistiu pela primeira vez a uma apresentação de banda sinfônica. “Eu adorei. A cidade deveria trazer mais esse tipo de evento”, reivindicou. A contadora Carolina Feitira, de 27 anos, também participa de um coral na cidade e gostaria de acompanhar outras apresentações similares no município. “Isso é muito bom e valoriza a nossa música”, afirmou.
Orquestra Municipal de Sopros de Araçatuba recepcionou os convidados
 Sinfônica
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1992. Tem como regente o maestro Dario Sotelo. Na apresentação em Araçatuba contou com o maestro convidado Marcelo Maganha. Reconhecida pelo repertório eclético, a banda tem ainda como característica importante seu esforço em formar novas plateias por meio de concertos didáticos. Ao longo dos últimos anos, vem realizando ações com objetivo de educar e envolver crianças e jovens no universo da música erudita. Sua discografia compreende dez CDs e um DVD.

Fonte: Sescoop