Pesquisar este blog

EXPOSIÇÃO SOBRE FERROVIÁRIOS CONTINUA NO MUSEU


A exposição do agente comercial e ex-funcionário da estrada de ferro Noroeste do Brasil (NOB), Moisés Joaquim Rodrigues no museu histórico e pedagógico “Marechal Cândido Rondon” continua até o próximo dia 4 de agosto.
Moisés Joaquim
O acervo da exposição conta com peças interessantes e também curiosas como o gasômetro de cabeceira que funcionava como lamparina. “Com a tecnologia que temos hoje, tudo é mais fácil, mas antes não! A pessoa tinha de pensar muito para criar objetos que atendessem as necessidades daquela época. Muitas peças ofereciam um funcionamento complexo para um serviço simples”, disse José Fernando Bacelar, Chefe de Serviço do Museu da Secretaria Municipal de Araçatuba.
Manômetro
Outra peça em exposição é o “Manômetro”. De 1905 o aparelho chama atenção dos visitantes. A exposição conta não apenas com aparelhos e ferramentas utilizadas pelos funcionários da antiga NOB, mas também com móveis da época.
Logotipo da N.O.B.
Ainda de acordo com Bacelar, a exposição pode ser prorrogada. “Estamos surpresos com o número de pessoas que estão nos visitando. É interessante vermos avós e pais trazerem os netos e os filhos até o museu” afirma Fernando.

Serviço: Exposição Acervo Ferroviário "Moisés Joaquim Rodrigues"
Local: Museu Histórico Marechal Cândido Rondon - rua Quinze de novembro, 247 - centro - Araçatuba
Informações: 3625.3392
Horário: 8h às 17h
      
SIGA-NOS
Twitter: @smcultura