Pesquisar este blog

Cavalgada bate recorde na Expô 2011

A edição de 2011 da Cavalgada bateu recorde em número de comitivas e animais. No sábado, pela manhã, famílias inteiras e muitos outros participantes atravessaram Araçatuba, começando na entrada da cidade, na avenida Brasília, rumo ao recinto “Clibas de Almeida Prado”, na 12ª Cavalgada da Exposição Agropecuária. 



Foram cerca de seis quilômetros, percorridos por sessenta comitivas e mais de dois mil animais. A marca ultrapassou os números do ano passado, em que 34 comitivas estiveram presentes, com aproximadamente 1800 animais, de acordo com dados do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), que realiza o evento.

O prefeito Cido Sério participou, pela terceira vez consecutiva, da Cavalgada, que teve apoio da Prefeitura Municipal. Cavaleiros de diversos estados, como Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, estiveram presentes. São 21 itens que compõem o julgamento das comitivas, entre eles o carro de boi, berranteiro, tralha de argolas, marcha de mula, cavaleiro e amazona mais jovem e mais idoso, organização e charrete.

Após chegarem ao recinto, as comitivas iniciaram a Queima do Alho, com a tradicional preparação do cardápio sertanejo, com arroz carreteiro e feijão tropeiro.


ABERTURA OFICIAL

Na abertura oficial da 52ª Exposição Agropecuária, realizada também na manhá de sábado, o prefeito Cido Sério destacou a importância da festa para a cidade e região. “Esta exposição será, em breve, a maior do Brasil. A Cavalgada já quebrou o recorde dos anos anteriores. Isso mostra o quanto Araçatuba valoriza sua cultura e como a Expô é importante para esta manutenção”, disse o prefeito. O presidente da Câmara, Cido Saraiva, e diversas autoridades também estiveram presentes.

O presidente do Siran, Antônio Carlos Ferreira, agradeceu o apoio da Prefeitura. “A Cavalgada e a Queima do Alho este ano estão maiores e agradecemos ao apoio do Governo Municipal, que vê a importância deste evento cultural”, destacou, enfatizando, também, que o número de animais que vão a leilão neste ano é maior que nos anteriores.

O prefeito falou dos investimentos que estão acontecendo em Araçatuba, como a construção do novo shopping, que demandará recursos da ordem de R$ 100 milhões. “Nossa cidade cresce cada dia mais e isto se reflete nesta festa, que também cresce, trazendo festa para toda a região e mostrando a riqueza de animais que temos”, completou.