Pesquisar este blog

Abertas inscrições para 3ª Queima do Alho

Será realizado, no próximo dia 7 de agosto, o 3º Circuito da Queima do Alho em Araçatuba. O evento tem o apoio da Prefeitura de Araçatuba por meio das secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Educação (SME). A festa será às 11h no Recinto de Exposições de Clibas de Almeida Prado. Ela será marcada pela tradicional cultura tropeira, com muita diversão para o público. A arrecadação será revertida para o Centro de Tradição Cultural de Araçatuba e os convites já estão sendo vendidos por R$ 15.

O evento é realizado pela segunda vez neste ano e tem como objetivo classificar, por meio de um concurso de culinária, a comida com maior “Sabor Tropeiro”, analisando também a fidelidade no modo de cozinhar. O âmbito da competição é “Interior Paulista” e o vencedor do concurso conquistará uma vaga para concorrer nacionalmente no tradicional Rodeio de Barretos.

INSCRIÇÕES
As comitivas que participaram da primeira etapa, em abril, continuarão na competição automaticamente, mantendo a pontuação já adquirida. Porém as que se interessarem, poderão se inscrever entrando em contato com a SMC pelo telefone (18) 3636-1270, ou no dia da festa na entrada do recinto.

Para a presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Colli, a Queima do Alho é uma festa que agrada a todos e trata-se de uma oportunidade de passar um belo domingo com a família e amigos.

“É importante que todos possam prestigiar algo assim, pois, além de ser um resgate histórico de cultura, é um momento de felicidade e lazer”, afirma.

TRADIÇÃO
As comitivas deverão comparecer uniformizadas, trazendo seus próprios fogões, objetos de culinária e ingredientes para fazerem suas receitas tropeiras. Durante o almoço, o público poderá ainda desfrutar de apresentações típicas da tradição, como um bom som de Viola, muita dança Catira, exposição da Bandeira do Divino e grupos folclóricos. 



Grupo de Catira infantil de Araçatuba com a Secretária de Educação Beatriz Soares  (camiseta preta) e o Secretário da Cultura  Hélio Consolaro (camiseta verde). Ao centro Cláudia Colli, responsável pela catira.