Pesquisar este blog

Secretaria de Estado da Cultura realiza exposição do Museu Afro Brasil em Araçatuba

Por meio do SISEM-SP, mostra do artista plástico Rubem Valentim entra em cartaz no Museu Marechal Cândido Rondon, no dia 3 de junho; entrada é gratuita

            Em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), e o Museu Afro Brasil, de São Paulo, Araçatuba recebe em junho uma exposição do artista plástico Rubem Valentim. Em cartaz a partir do dia 3 (sexta-feira), a mostra é composta por 14 obras produzidas com a técnica de serigrafia (processo de impressão a partir de um molde) e tem entrada gratuita.
            Em “Emblemas Afro Baianos de Rubem Valentim”, o artista apresenta várias imagens que simbolizam o candomblé em um diálogo com a arte contemporânea. Por meio de uma linguagem geométrica, de viés concretista, a seleção é impregnada de um colorido vibrante, típico do artista baiano.
            Rubem Valentim se notabilizou como escultor na década de 1950 e até sua morte, em 1991, recebeu várias premiações de artes plásticas, entre elas o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, no 11ª Salão Nacional de Arte Moderna (1962).
            A exposição, que também conta com a parceria da Prefeitura de Araçatuba, pode ser vista até o dia 16 de julho no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua XV de Novembro, nº 247 – Centro). O telefone para informações é (18) 3625-3392.

Sistema Estadual de Museus
            O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 502 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.cultura.sp.gov.br.
Museu Afro Brasil
            Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, o Museu Afro Brasil é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negroafricana, assim como a difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5.000 obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais acesse: www.museuafrobrasil.org.br.
Serviço:
Emblemas Afro Baianos de Rubem Valentim
Abertura: 3/6, às 20h
Período: de 3/6 a 16/7/2011
Local: Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon (rua XV de Novembro, nº 247 - Centro –Araçatuba/SP)
Horário: as segundas, das 14h às 17h; de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h
Entrada: gratuito
Informações: (18) 3625-3392

           
SIGA-NOS
Twitter: @smcultura