Pesquisar este blog

Projeto "Tateando os sentidos" continua em exposição

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e o Museu Pedagógico Marechal Cândido Rondon, realiza a exposição “Tateando os Sentidos”. O trabalho tem como objetivo ensinar crianças, jovens e adolescentes a conviver com as diferenças e mostrar a importância da inclusão social. A exposição está sendo realizada no saguão da Biblioteca “Rubens do Amaral”. 

As atividades são coordenadas pela deficiente visual Ivani de Lourdes Santana Almeida e por uma funcionária da biblioteca. Durante a “expedição”, elas farão com que os visitantes tenham a sensação das situações comuns enfrentadas no cotidiano pelos deficientes visuais. 

O projeto estimula o uso de quatro dos cinco sentidos para que os visitantes vivenciem situações comuns ao cotidiano dos deficientes visuais. As atividades são realizadas dentro de um labirinto inspirado em uma câmara escura. Quatro ambientes são adaptados para que o indivíduo, com a visão encoberta, consiga identificar objetos através do paladar, tato, olfato e audição. 

O diretor do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico da SMC, Carlos Paupitz, informa que a iniciativa do projeto é desenvolver um trabalho social que complementará ainda o conteúdo didático transmitido nas escolas e na sociedade sobre a verdadeira realidade do deficiente visual. “Trabalhando desta forma, faremos com que o público se sinta sensibilizado com o trabalho para que os preconceitos sejam quebrados e, principalmente, aprendizados sejam gerados”, informa o diretor. 

Serviço: “Tateando os Sentidos” 
Data: Terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h até o dia 21 de julho. 
Local: Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral. Rua Armando Sales de Oliveira, S/N. Telefone para contato: (18) 3622-5559.