Pesquisar este blog

Exposição "Correntinhas" homenageia artista araçatubense

“Esta blusa que hoje visto é uma das correntinhas feitas por minha mãe”, Mildred.
    Inaugurada neste domingo como parte integrante da Virada Cultural 2011, a exposição Correntinhas reúne trabalhos da artista plástica araçatubense Mildred Pacitti Rocha, que com 82 gosta de repetir que “o sonho não acabou” e mostra disposição para impulsionar a cultura no município. Os trabalhos estão expostos no Museu Araçatubense de Artes Plásticas, o MAAP, onde permanecerão para visitação até o dia 20 de maio.

     A vernissage aconteceu neste domingo, às 11h, e contou com a presença de familiares da artista, da secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, do secretário de Cultura, Hélio Consolaro, do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Henry Mascarós, da vereadora Tieza (PSDB) e muitos amigos. “É uma homenagem a este ícone das artes plásticas de toda a região”, disse Hélio Consolaro, que acrescentou que esta é uma excelente oportunidade para o público em geral conhecer o trabalho da Dona Mildred, como é carinhosamente chamada.


A vereadora Tieza e o sec. da cultura, prof. Hélio Consolaro.
     Cidinha Lacerda disse que a artista é um “patrimônio cultura de Araçatuba”. “É um orgulho participar deste momento junto com a Dona Mildred e agradeço imensamente o presente que recebi dela no Dia das Mães”, disse a secretária, que ganhou um dos exemplares das Correntinhas. Os trabalhos da artista contemplam diversos estilos, entre eles o acadêmico, decorativo e contemporâneo, onde o material da exposição se encaixa.



Dona Mildred acompanhada pela nora e pela secretária de Ação Social Cidinha Lacerda

     Bastante emocionada, Dona Mildred agradeceu a presença de todos e, orgulhosa, contou a história das suas correntinhas, em texto lido pela vereadora Tieza, explicando que sua inspiração foram os trabalhos de crochê e tricô feitos por sua mãe. “Esta blusa que hoje visto é uma das correntinhas feitas por minha mãe”, disse. “Hoje eu recebo o prêmio da vida com esta exposição. A arte não é um privilégio de nenhum grupo. Ela deve ser apreciada por todos”, enfatizou Dona Mildred.

     Esta foi a primeira vez que as artes plásticas foram inseridas na Virada Cultural de Araçatuba, que neste ano executou a quinta edição. Resultado de esforço da Secretaria Municipal de Cultura, que em 2009 inseriu a literatura na programação, a inserção da categoria foi comemorada pelo secretário Hélio Consolaro. “Nossa Virada está cada vez mais completa, com eventos para todos os públicos. E para coroar esta conquista não há nada mais justo que expor os trabalhos da Dona Mildred”, conclui. O MAAP fica anexo à Secretaria Municipal de Cultura, com entrada pela rua Duque de Caxias, número 29.



Serviço: Exposição "Correntinhas"_Mildred Pacitti Rocha
Local: MAAP - Rua Duque de Caxias, 29 - Centro - Araçatuba
Até: 20/maio