Pesquisar este blog

EDUCAÇÃO ESTIMULA LEITURA E ESCRITA NA ZONA RURAL




20-05-2011 – “Acreditamos que a literatura pode transformar a vida das crianças, por isso o Governo Municipal tem desenvolvido projetos com esse foco, projetos que promovam a criatividade, a descoberta”, afirma o prefeito Cido Sério, com relação às atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Nesta semana, o chefe do Executivo participou de uma das ações – o lançamento do livro “Nossos nós de cada dia”, de autoria dos alunos do 4º ano e da 4ª série da escola municipal Prof. Fernando Gomes de Castro, no bairro rural Água Limpa.

A escola promoveu o lançamento da obra, na quarta-feira (18), numa manhã de autógrafos que teve presença de autoridades, pais de alunos e convidados.

Na ocasião, o coral da escola cantou o Hino Nacional, músicas da cultura caipira e três alunos apresentaram o Hino de Araçatuba. Segundo a diretora da unidade de ensino, Nara Leda Franco, o projeto surgiu a partir de reflexões em torno do projeto “Identidade: eu tenho nome e sobrenome”, em que o papel das ilustrações foi destacado.

“Então, convidamos o escritor e ilustrador Antonio Luceni para que fizesse uma oficina com os alunos e os professores. O resultado desse trabalho está contido no livro, com a materialização das discussões e atividades desenvolvidas”, disse.

"Os alunos fizeram ilustrações e abordarm temas como a solidão, a morte, o medo e coisas do seu cotidiano", afirmou Nara. Depois das apresentações musicais, os alunos autografaram os livros para os pais e autoridades. Ao todo, 40 exemplares foram confeccionados por 22 alunos com idades entre 9 e 10 anos. Mãe da aluna/escritora Izabele Fernandes Silva, de 10 anos, a gerente de fábrica Cíntia Rose Fernandes disse que receber um livro autografado pela própria filha é uma grande emoção.

ORGULHO
“Pra mim é muito orgulho, eu fico muito feliz. E também a escola tem sido cem por cento no incentivo à leitura”. Segundo Cíntia, o interesse de sua filha aumentou. “Ela chega em casa e já quer ler jornais”, disse.

Na cerimônia de lançamento do livro, o prefeito Cido Sério recebeu um exemplar assinado pelos estudantes, com a seguinte dedicatória: “Ao nosso prefeito, Cido Sério, com especial abraço dos alunos/escritores da Água Limpa”. Na oportunidade, o chefe do Executivo parabenizou os alunos e ressaltou a importância de projetos como esse serem desenvolvidos na rede municipal de ensino.

ESTÍMULO
Segundo a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, que também esteve no lançamento do livro, o Governo Municipal estimula os professores a desenvolver projetos dessa natureza. “Temos um grupo de leitura e literatura que se reúne para discutir as ações e também desenvolvemos o projeto Araçatuba Leitora, que engloba diversas ações relacionadas a esse universo”. Conforme a secretária, o objetivo da Administração Municipal é envolver todas as crianças da rede.

ALMA
“O trabalho é feito desde a Educação Infantil porque nós entendemos a literatura como o passeio da alma, como algo que traz e amplia os conhecimentos da pessoa”. Beatriz lembrou ainda que no ano passado, pela primeira vez, o município realizou o Seminário da Leitura e Literatura Infantojuvenil, para alunos da rede municipal de ensino, e destacou que no Dia da Criança do mesmo ano cerca de 15 mil alunos receberam livros de autoria dos escritores Ziraldo e Mauricio de Souza.