Pesquisar este blog

Destaques recebem troféu Odette Costa 2011

Contemplados de 2011
 Oferecido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Trofeu Odette Costa foi entregue na noite desta terça-feira (24) na Câmara Municipal. O evento contou com a presença de autoridades, artistas de Araçatuba e também da população, que prestigiou os contemplados deste ano, que foram escolhidos pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba (CMPCA). Ao todo são 16 categorias, que premiam artistas e entidades culturais. A premiação foi instituída pela lei 4.905 na data de 23 de outubro de1996. As vereadoras Durvalina Garcia (PT) e Tieza (PSDB) participaram do evento.

O secretário de Cultura Hélio Consolaro lembrou aos presentes que Odette Costa, saudosa professora e jornalista, amava Araçatuba. “Esse prêmio é uma homenagem àqueles que, assim como a Odette, também amam nossa cidade e trabalham para que ela melhore cada dia mais, valorizando nossa produção cultural”, disse o secretário. Consolaro também destacou a importância da atuação dos setores público, privado e entidades no desenvolvimento da cultura. “Entre os contemplados temos diversos representantes destes setores e formar parcerias é fundamental para que projetos surjam e novos talentos despontem, assim como para a manutenção do que já está”, destacou.

HOMENAGEM DA NOITE

O momento mais emocionante da noite foi a entrega do prêmio especial para Mauro Rico, por sua atuação como cantor, compositor e autor de teatro no cenário araçatubense. O prêmio é um reconhecimento pelo importante trabalho que artista desenvolve na cidade, fomentando a produção e aquecendo a vida cultural de Araçatuba. O prefeito Cido Sério fez a entrega do Trofeu Odette Costa ao homenageado da noite. “Eu e o Mauro somos amigos há mais de vinte anos e é um prazer estar aqui com ele. Sou testemunha de seu trabalho e pude compartilhar de muitos momentos marcantes da vida cultural de Araçatuba com o Mauro e a Selma Rico”, lembrou o prefeito.



VOTAÇÃO

A votação foi secreta para escolha dos homenageados foi feita em cédula própria do CMPCA, durante a reunião ordinária do mês de abril desse ano. O resultado foi apurado imediatamente e constou da ata da reunião, acompanhado da planilha de apuração. Foram considerados apenas os votos corretamente preenchidos, assinalados apenas em uma opção. De acordo com as regras de votação, votos sem marcas são considerados brancos e aqueles que contiverem mais de uma marca são considerados nulos.

A forma de seleção foi seguida por critérios adotados pela CMPCA, que levou em consideração as ações realizadas entre maio de 2010 e abril de 2011, como a presença e produção artística em Araçatuba. Os indicados também deveriam estar inseridos em pelo menos umas das diretrizes seguintes: Formação, que visa avaliar o ser humano pela e para a arte; Fomento: visa definir formas de se captar recursos para a execução de projetos e ações; Produção: visa levantar formas de melhor exibir e/ou executar as atividades artísticas; Difusão: visa estabelecer as melhores formas de divulgação; Circulação: visa definir modos de promoção da circulação de atividades culturais e Preservação que visa promover a preservação de quaisquer bens públicos de cultura.

CONTEMPLADOS DE 2011

01 - Categoria Artes Plásticas e Visuais: Henry Mascarós;
02 - Categoria Áudio Visual: Sesc;
03 - Categoria Dança: Nina Queirós;
04 - Categoria Destaque em Mídias Livres: Blog Araçatuba e Região;
05 - Categoria Documentação da Vida Cultural: Caderno Vida;
06 - Categoria Entidades Difusoras de Cultura: Sesi;
07 - Categoria Espaços de Difusão Artístico-Cultural: Senac;
08 - Categoria Evento Cultural de Organização Coletiva: Astros de Sempre;
09 - Categoria Literatura: Grupo Experimental;
10 - Manifestação Folclórica e ou Cultural: Associação Cultural Nipo-Brasileira;
11 - Categoria Música: CD Coletânea Alma - Volume 1;
12 - Categoria Produtores Culturais: Stella Maris Companhia de Dança;
13 - Categoria Rádio: Programa Hélio Negri;
14 - Categoria Teatro: Grupo Deixa Que Eu Conto;
15 - Categoria Personalidade da Vida Cultural: Salomé Macedo;
16 - Categoria Prêmio Especial: Mauro Rico.