Pesquisar este blog

Cultura Caipira de Araçatuba conquista a região. Grupos se apresentam em Bento de Abreu e Gabriel Monteiro.

Hélio Consolaro na festa de Gabriel Monteiro
             O Governo Municipal incentiva a manifestação da cultura popular através de grupos de Folias de Reis, de dança e musica. Prova disso é a criação do grupo de catira “Novos Araçás”. O grupo é um projeto da Administração Municipal de Araçatuba e desenvolvido pelas secretarias da Educação e Cultura.  Formado por professores de Educação física e Artes da rede municipal, violeiros profissionais e pessoas da comunidade, tem como objetivo revitalizar e resgatar essa cultura popular.
Grupo "Araçás" com a secretária de Educação Beatriz (blusa estampada) e Cláudia Colli
             O projeto, já apresenta resultados. Em Araçatuba, diversas são as apresentações. Agora o grupo já colhe o reconhecimento da região. Prova disso é que em abril, dia 3, o grupo de catira foi convidado pela Prefeitura Municipal de Bento de Abreu a se apresentar, em comemoração ao aniversário da cidade. A comemoração contou com cavalgada e a tradicional Queima do Alho. A Secretária Municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira acompanhou a apresentação do grupo.

A prefeita de Gabriel Monteiro Srª.  Renée Vidoto e o padre Arnaldo
            Já neste domingo, dia 1º de maio, foi a vez de Gabriel Monteiro realizar a sua primeira queima do alho. O evento foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Gabriel Monteiro e organizado pelo padre Arnaldo, da igreja matriz. O Grupo dos Independentes, da cidade de Barretos, esteve representado pelo Sr. João Paulo Martins, parceiro do evento, que teve sua arrecadação beneficente. A 1ª Queima do Alho de Gabriel Monteiro, contou também com uma cavalgada, a prefeita do município, Srª.  Renée Vidoto juntamente com o padre fez questão de fazer o trajeto em cima de um carro de boi. As comitivas Fogão de Lenha (Araçatuba) Anhangaí (Araçatuba), Haras São Francisco (Bento de Abreu) e Estradão (Birigui) estiveram participando. Aproximadamente 1.100 pessoas da cidade e região puderam acompanhara as apresentações de viola com as duplas: Parreira e Rei do Vale (Araçatuba) e Henrique e Rodrigues Viola (Birigui). No berrante, a dupla de Araçatuba Osvaldinho Berranteiro e Michael (poeta sertanejo e locutor) também fez bonito.
Padre Arnaldo,  catireira Sabrina,  Hélio Consolaro, Carlos Nova,
secretário de Turismo de  Araçatuba, e catireiros: Pedro, Gilberto,

João Teodoro, Fernanda, Fernanda Colia. E a professora
Cláudia Colli e beranteiro  Osvaldinho  

            Com este incentivo da Administração Municipal de Araçatuba aos grupos do município, administrações vizinhas já pensam em seguir o mesmo caminho. “A Prefeitura de Gabriel Monteiro, já manifestou o desejo de formar sua própria comitiva para o próximo ano e repetir a festa, que foi um sucesso este ano”, disse Cláudia Colli, Presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba. Hélio Consolaro, Secretário da Cultura de Araçatuba, que também esteve presente na festa de Gabriel Monteiro destacou a importância do projeto. “É importante, pois a Secretaria da Cultura, não está apenas divulgando, mas também recuperando as diversas culturas, inclusive, a tropeira de nossa cidade”. O grupo de catira de Araçatuba já se apresentou também em Birigui, Barretos, Lourdes e São José do Rio Preto. Esteve presente também o  secretário de Turismo de Araçatua,  Carlos Nova.

Violeiros de Araçatuba em festa na região
A cultura caipira: dança catira, violeiros e berranteiros. Projeto desenvolvido pelo Governo Municipal de Araçatuba.
 SIGA-NOS
Twitter: @smcultura