Pesquisar este blog

Araçatuba agora tem Centro de Tradições


 
        Araçatuba possui uma entidade voltada à cultura popular, é o  Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, que reúne folia de  reis, catira,  violeiros, seresteiros, queima do alho, artesanato,  comitivas, berranteiros. O Centro existe legalmente  desde  2005,  tem um terreno doado desde 2008  pela Prefeitura de Araçatuba,  mas só agora o terreno será cercado por alambrado,  com a colaboração de  outras entidades. A primeira  construção será a Capela  de  Santos Reis. A  Secretaria Municipal da Cultura tem o maior interesse no desenvolvimento e sucesso da entidade.
        O  Ponto do Peão que está sendo  construído no  Recinto de  Exposição  Clibas de Almeida Prado,  com apoio do Sindicato Rural da  Alta  Noroeste (Siran), também é um espaço  de nossas tradições, em  que a cultura tropeira é resgatada.  Atualmente Araçatuba participa do Circuito da Queima do Alho, reunindo comitivas de toda  a  região. 
          
          A ideia de construiu o Ponto do Peão partiu da professora Cláudia Colli, juntamente com a professora Vera Affonso, visitaram o espaço da “Queima do Alho” em Barretos/SP. De lá para cá, várias foram às conversas com pessoas ligadas à cultura raiz encontrando também o apoio.
            O projeto, chamado de “Ponto do Peão” consiste na construção de algumas edificações que lembrem um sítio, como: empório,  poço com sarilho, tulha,  monjolo,etc. Uma casa do sítio, com fogão a lenha, uma capela, enfim,  um espaço para que as comitivas possam fazer seu almoço e também um memorial com os objetos do dia a dia do peão. “O objetivo do espaço é que ele reconstrua a história dos boiadeiros e da vida no campo”, afirma a presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Colli.
          Segundo o secretário da Cultura, Hélio  Consolaro, o prefeito  Cido  Sério determinou que a sua secretaria dê todo apoio  ao  resgate  de nossa cultura  raiz, a cultura caipira.” O Centro de  Tradições Populares  será uma importante ferramenta para que alcancemos a meta” – finalizou Consolaro.
Cláudia Colli - Presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba