Pesquisar este blog

SALA DE LEITURA É SUCESSO EM ESCOLA MUNICIPAL

Escola Hellen Margot
Não é de hoje que o Governo de Cido Sério mantém-se com atenções voltadas à área da educação e do desenvolvimento dos jovens cidadãos. Um exemplo desde comprometimento é o da Sala de Leitura, inaugurada em dezembro de 2010, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Hellen Margot de Assis, situada no bairro Etheucle Turrini. Até hoje essa iniciativa continua trazendo muitos benefícios as crianças e educadores da escola. 

Segundo a Coordenadora da escola, Luciane Pavan Cunha Matos, a escola tinha um espaço ocioso, que poderia ser transformado em uma sala com maior utilidade das crianças. Depois de procurar a Secretária da Educação, o pedido da escola foi atendido e o Governo Municipal transformou a sala que antes era vazia e sem utilidade, em um ambiente de aprendizagem e de total aproveitamento para os alunos: a Sala de Leitura. 

Hoje, o ambiente é composto por uma variedade de livros de literatura infantil, além de materiais lúdicos compostos por jogos, teatrinho de fantoches, brinquedos e almoçadas coloridas, formando um espaço atrativo e aconchegante, estimulador do prazer pela leitura desde cedo. Para Luciane, isso é essencial para o desenvolvimento infantil. “Um ambiente como este acaba despertando o interesse das crianças pela leitura, mesmo que elas ainda não saibam ler”, afirma. Ela conta que as crianças, mesmo muito pequenas, já são expostas na sala para ouvir histórias e folhear livros, o que desenvolve um comportamento familiaridade com o texto e de curiosidade para as imagens. 

Conforme ela, a sala está sendo muito bem utilizada, uma vez que todos os dias, de manhã e a tarde, é seguido um cronograma para que todas as turmas possam passar um tempo usufruindo daqueles recursos. “A sala é muito útil e um sucesso entre a criançada”. E ainda ressalta: “Esse projeto é importante, pois faz com que o interesse pela leitura seja sempre renovado, não deixa que os livros sejam esquecidos”. Entre uma história e outra, elas ainda aprendem valores e lições futuras para a vida. 

De acordo com a diretora da instituição, Juleide Elena dos Santos Lopes, “é importantíssimo que nossas crianças sejam estimuladas para a leitura”, aspecto que nunca deixou de ser preocupação do Governo Cido Sério, sempre envolvido com atividades educacionais e desenvolvendo projetos como este. Dessa forma, a Administração Municipal faz de Araçatuba um município mais receptivo ao desenvolvimento e formador de pessoas capazes de grandes transformações.

Sala Isaque de Souza