Pesquisar este blog

NASF DESENVOLVE PROJETO DESCOBRINDO ARAÇATUBA


Com o objetivo de promover a qualidade de vida, reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMSA), Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), está desenvolvendo o projeto “Descobrindo Araçatuba”. 

Na última sexta-feira (01), a equipe do Nasf 4 levou cerca de 20 moradores da Zona Norte para visitar o Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon. No local, crianças, jovens, adultos e idosos, tiveram a oportunidade de assistir uma exposição, fazer alongamentos e tomaram um lanche no jardim do museu. 

Segundo o médico da Avape, doutor Daniel Martins Júnior, que acompanhou a visita, um dos principais objetivos do projeto é esclarecer que a saúde não se obtém apenas com medicamentos e médicos, mas, também, com alteração de estilos de vida e adoção de práticas mais saudáveis. “Oferecer oportunidades à comunidade de Araçatuba para que ela conheça suas raízes e entenda melhor seu potencial de mudança e interação cultural também faz bem à saúde”, destaca Júnior. 

As equipes do Nasf são compostas por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e educador físico. Dentre as atividades realizadas estão a caminhada interativa cultural, comunicação terapêutica, alongamentos direcionados, orientações sobre alimentação saudável, orientações sobre alívio de stress, verificação de pressão arterial e glicemia.