Pesquisar este blog

Exposição valoriza a cultura indígena, além de reforçar as origens da região.

Alunos visitam exposição
             Com o objetivo de valorizar a cultura local, o Governo Municipal, pela Secretaria de Cultura realiza de 19 de abril a 25 de maio a exposição “Naturalmente Índios”.
            A história de Araçatuba está naturalmente ligada a tribo indígena Caingangue, os primeiros habitantes da região. Peças do acervo do museu histórico e pedagógico “Marechal Cândido Rondon” estão expostas à visitação. Muitas com histórias bem curiosas, como a “urna mortuária”, onde os índios mortos eram enterrados próximos a um formigueiro e após 45 dias os restos mortais eram depositados dentro de um vaso feito de barro, e só depois enterrado.
            Outras peças como cesto para espremer mandioca, cabaças, arcos e flechas, instrumentos de caça, abanador e etc. compõem a exposição. Além dos objetos os visitantes poderão conhecer mais sobre personalidades que contribuíram para a cultura indígena. Marechal Deodoro , fundador do SPI (Serviço de Proteção aos Índios) hoje conhecida como FUNAI, era neto de uma índia. Cristiano Olsen, que percorreu esta região também ganha espaço nesta exposição.
            De acordo com Carlos Paupitz, Diretor do Departamento de Preservação Histórico Cultural e Artístico da Secretaria Mun. de Cultura de Araçatuba a exposição faz parte da história dos moradores de Araçatuba. “A exposição é direcionada aos educandos do município. O importante também é que ela contribui para que a pessoa perca o preconceito, que infelizmente ainda existente com os índios com isso passando a reconhecer e respeitar a sua história”, afirma Paupitz.
            A visitação que recebe alunos das escolas do município e demais visitantes, conta com monitores, responsáveis em passar todas as informações desde objetos até as histórias curiosas e interessantes das principais tribos brasileiras como os Ticunas, Guarani, Macuxi, Terena, Guajajara, Xavante, Yanomami, Pataxó, Potiguara e Caingangues.
Exposição também está aberta aos adultos
Serviço: Exposição “Naturalmente Índios”
Local: Museu Histórico Pedagógico “Marechal Cândido Rondon”
Rua Quinze de Novembro, 274 – Centro
Fone: (18) 3625-3392 - Escolas podem ligar para agendar dia e horário
Horário: Segunda-feira – 14h às 17h
             Terça a sexta-feira – 8h às 17h
             Sábados – 8h às 14h
GRATUITO

SIGA-NOS
Twitter: @smcultura