Pesquisar este blog

CULTURAÇA AGITA BAIRRO ANTÔNIO PAGAN


Bandeira do Divino, Bairro Alvorada, secretário Hélio Consolaro e público presente
Público presente defronte ao palco
Prefeito Cido Sério, José Fernando Bacelar (Museu) Cidinha Lacerda (secretária de Assistência Social) e Valdevino Bittencourt (asssessor de imprensa)
Tadami Kawata (secretário de Obras), Getúlio Nardo, rindo (secretário da Segurança) e Marcelo Teixeira, com bolsa (secretário da Comunicação)
Apresentação da Banda Marcial da Polícia
Bandeira do Divino, bairro Alvorada, se apresentado



              O
Apresentação da capoeira, Secretaria de Assistência Social

Apresentação do grupo de catira Novos Araçás - Secretaria Municipal de Educação
Catira infantil - Emeb Maria Adelaide
Apresentação do canil da Polícia Militar

Secretaria Municipal de Saúde prestando serviço no Culturaça


 
Violeiros do grupo Figueira da Vila se apresentaram no Culturaça



Axé - Grupo Energy 
Instituto Embeleze, após 13h, prestou serviços gratuitmente
Apresentação de frevo - Emeb Maria Adelaide
A banda Blackout, do bairro Juçara, encerrou o Culturaça do conj. hab. Antônio Pagan
Sala do Museu Cândido Rondon
  
Alexandre Melinsky, diretor de Cultura da SMC, coordenou a parte cultural do Culturaça
Governo Municipal realizou o segundo Culturaça do ano neste domingo (27), no bairro Antônio Pagan, sendo a 10ª edição desde a criação do projeto, em 2009. Reunindo artistas, atletas, educadores e muitos outros profissionais, o evento tem como principal objetivo dar visibilidade e valorizar a cultura do bairro, além de promover intercâmbio entre a cultura popular e a erudita. A grande festa, que foi das 9h às 20h, aconteceu na Escola Municipal Maria Adelaide Cardoso. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e com o apoio de todas as demais, o Culturaça foi sucesso.

A Educação promoveu uma grande exposição com trabalhados realizados por alunos de aproximadamente 10 escolas municipais, além de uma sala especial que divertiu a criança, realizando pintura facial, desenho e dobraduras. A equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação não deixou ninguém parado: dos jogos de tabuleiro às peladas no gramado, quadra e partidas de basquete, todos suaram a camisa. Os programas da Assistência Social fizeram exposições, como a do Sítio da Criança, além de apresentações de artes circenses e uma sala preparada pelo Programa da Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Funcionárias do Centro de Referência da Mulher (CRM) palestraram sobre os diversos tipos de violência contra a mulher.

A Secretaria de Saúde levou exposições sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da dengue e leishmaniose, organizadas pelas equipes da Vigilância Sanitária, além de distribuição de camisinhas feminina e masculina, além de orientações sobre DSTs, realizadas pelo programa DST/Aids. Além da organização geral, a Cultura também montou um Museu Itinerante com exposição de antigas peças de trem, que integram o Museu do Ferroviário, e uma sala de leitura da Biblioteca Municipal. A Secretaria de Mobilidade Urbana prestou orientações sobre o trânsito, com exposição de vídeos. Também ocorreram oficinas de percussão e de ikebana, ensinando crianças e adultos a fazerem arranjos florais.

Os moradores tiveram a oportunidade de ver muitas apresentações, como a de cães adestrados da Polícia Militar, da Banda Marcial da Fundação Mirim, que apresentou repertório atual com músicas de Lady Gaga e Black Eyed Peas; apresentação de Katá, com a Academia Corpo e Saúde; artes marciais, com a Academia Luo Han; show de cultura popular com os violeiros da Bandeira do Divino; apresentação de Catira com o grupo Novos Araçás; música raiz como grupo Figueira da Viola; show de axé com o Grupo Energy e Amantes da Dança; do mágico Washington e, no encerramento, show com a Banda Blackout.

O Procon Itinerante esclareceu dúvidas da população sobre os direitos do consumidor e o Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba orientou sobre o desperdício de água. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou, durante a semana que antecedeu o evento, diversos serviços de tapa-buracos nas ruas do bairro.

PRAÇA DO ATENDIMENTO

As secretarias de Participação Cidadã, Comunicação, Administração, Governo, Assuntos Jurídicos, Planejamento Urbano e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Desenvolvimento Agroindustrial, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fazenda, Segurança e Turismo organizaram a Praça do Atendimento, mais uma oportunidade para os cidadãos interagirem com as atividades que estão sendo desenvolvidas em Araçatuba, além de ser um espaço para tirar dúvidas sobre o funcionamento e trabalhos.

O secretário de Cultura, Hélio Consolaro, destacou durante o evento que o Culturaça é uma forma da comunidade reconhecer sua própria identidade. “Com as manifestações culturais nós vemos no rosto de cada um a nossa identidade, por isso é importante valorizar os artistas da cidade e do bairro. O Culturaça é um momento de diversão para toda a família”, destacou o secretário.

O prefeito Cido Sério enfatizou que, além de serviços diários de manutenção da infraestrutura, a cultura também deve ser promovida no bairro. “O bairro que é sede do Culturaça também recebe uma intensificação dos serviços de tapa-buraco, mas o que realmente importa é que o evento é uma grande oportunidade para os artistas locais apresentarem os seus trabalhos. A nossa intenção é também fazer com que a população venha até a escola e participe, interagindo com o Governo”, enfatizou o prefeito.

------------------------------------------------------------------------
Fernando Verga – Diretor de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------