Pesquisar este blog

CULTURA CAIPIRA É CELEBRADA EM ARAÇATUBA

Prefeito Cido Sério recebe folias de reis na porta da prefeitura
Duas companhias de Reis chegaram ao Paço Municipal na noite de terça-feira (1.º/3), com seus foliões de reis, do capitão e dos palhaços. Também chegaram os catireiros, que fizeram o chão tremer com o impacto da sua tradição. E Araçatuba celebrou a cultura, mágica, festiva e religiosa, reunindo autoridades municipais e prefeitas de cidades da região. O grande encontro marcou a entrega dos certificados para os participantes do Projeto Resgate: Folia de Reis, realizado na Oficina Cultural Silvio Russo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e as companhias de Reis Estrela D’Alva e Estrela do Oriente.

O prefeito Cido Sério esteve presente, acompanhado de secretários municipais, dos vereadores Joaquim Pereira de Castilho (PDT), Edval Antônio dos Santos (PP), da vereadora Durvalina Garcia (PT) e das prefeitas René Crema Vidoto, de Gabriel Monteiro, e Terezinha Salesse, de Bento de Abreu. Também participaram a presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Colli, o coordenador da Oficina Cultural, Paulo de Carvalho, e os coordenadores da Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos, João Paulo Martins e Dorival Gonçalves.
O Projeto Resgate: Folia de Reis aconteceu entre janeiro e fevereiro, disponibilizando 25 vagas direcionadas para adolescentes e adultos. Foram abordados os temas História da Tradição, Música Instrumental, Versos e Cantos e Coreografia, valorizando ainda mais a tradição da Folia de Reis em Araçatuba por meio de ações que culminem com a formação de um novo grupo. “O objetivo é preservar essa tradição na região, evitando o eventual desaparecimento da prática do reizado”, destaca Cláudia Colli.
Cia de Reis Estrela do Oriente
Os participantes receberam os certificados do curso durante o evento, que contou com apresentações das Companhias de Reis Estrela D’Alva, que completou 126 anos de existência (veio de Minas Gerais para Araçatuba com os migrantes), e Estrela do Oriente, com 66 anos. Representantes do Divino Espírito Santo, de comitivas de peões de boiadeiros, do grupo Figueira da Viola, de artesãos e do Grupo Amigos da Seresta de Araçatuba também participaram. “A cultura é vida e o trabalho de todos vocês é importantíssimo para a manutenção da nossa tradição, para que ela continue viva”, enfatizou o secretário de Cultura Hélio Consolaro.
Prefeitas René Crema Vidoto (Gabriel Monteiro) e Terezinha Salesse (Bento de Abreu) e Cido Sério (Araçatuba)

A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, falou sobre o Grupo de Catira Novos Araçás, que se apresentou no evento e tem apoio do Governo Municipal. “Os Novos Araçás estão fazendo um resgate desta cultura da Catira nas escolas municipais. Durante as aulas de Educação Física e Artes eles ensinam a Catira para as crianças. É lindo ver alunos de quatro, cinco anos sapateando com força o chão”, disse a secretária. O grupo é formado por dois violeiros e oito catireiros.
Mesa posta

O prefeito Cido Sério declarou que cresceu em meio a essas manifestações. “Todos nós, caipiras do interior, temos ligação com essas tradições. A cultura de raiz precisa ser cada vez mais fortalecida, pois esta é a nossa identidade. E o nosso governo tem trabalhado nesta direção, dando apoio para que trabalhos como o Projeto Resgate aconteça, incentivando a criação de novos grupos e levando a cultura para as escolas”, destacou o prefeito.
Companhia de Reis Estrela d'Alva

Estiveram presentes os secretários Carlos Nova (Turismo) e Alex Lapenta (Participação Cidadã).  

 Berranteiros tocam para o prefeito Cido Sério
Grupo de catira Novos Aaçás


No gabinete do prefeito

João Paulo Martins e esposa

Cláudia Colli, sob os olhares do vereador Joaquim da Santa Casa, recebe um relógio da esposa de João Paulo Martins - Barretos

Dorival Gonçalves, de Barretos (berranteiro), entrega um estojo com uma faca ao secretário da Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro