Pesquisar este blog

GOVERNO MUNICIPAL REVITALIZA A CATIRA. GRUPO SE APRESENTA NA REGIÃO.


Grupo de catira "Novos Araçás"
            O grupo de Catira “Novos Araçás” esteve na vizinha cidade de Lourdes (SP) a convite do prefeito Franklin Querino para a inauguração do Centro Cultural da cidade “Francisco Merline”. O nome do local é em homenagem ao morador Lourdense muito conhecido na região como um grande catireiro.
            O grupo de Araçatuba foi muito bem recebido, de acordo com Cláudia Colli, uma das responsáveis pelo projeto. O grupo Novos Araçás é um projeto do Governo Municipal de Araçatuba desenvolvido pelas secretarias da Educação e Cultura. “O nosso projeto recebe elogios, pois conseguimos revitalizar uma cultura que muitas pessoas se identificam”, disse Cláudia. O município de Lourdes já foi conhecido como a “terra da catira”.
Histórico do grupo Novos Araçás
            O Grupo de Catira Novos Araçás foi criado em 2009 por meio de um projeto desenvolvido pelas Secretarias da Educação e Cultura, com o objetivo de revitalizar essa cultura popular. Hoje o grupo é composto por dez integrantes, professores de Educação física e Artes da rede pública municipal e violeiros profissionais e também pessoas da comunidade, tendo como missão divulgar e incentivar a dança catira na comunidade em geral. O grupo tem participado de diversas apresentações de destaque: apresentação no Show do cantor Sergio Reis; da dupla João Carreiro e Capataz; da dupla Hugo e Tiago; na festa do Peão de Barretos em 2010; na festa agropecuária de Rio Preto e dos eventos da Queima do Alho de Araçatuba.
 
SIGA-NOS
Twitter: @smcultura