Pesquisar este blog

FOLIA REALIZA ALMOÇO E MANTÉM A TRADIÇÃO

             


            A Companhia Estrela D´Alva, se apresentou no domingo (16) na chácara Retomada. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes à festa. O encontro é realizado nesta época, quando se comemora a Folia de Reis.
            Os donativos foram angariados durante o ano passado. O almoço além de ser o resultado da arrecadação é também um momento muito importante para foliões e comunidade. O Sr. Nélson Ferreira, é o responsável pela  Estrela D´Alva e atualmente é monitor com Cláudia Colli, responsável pela cultura popular da Secretaria da Cultura da Oficina de Folia de Reis, que acontece na Oficina Cultural Sílvio Russo. O Secretário da Cultura, prof. Hélio Consolaro destaca a importância destas festividades. “É muito importante que ocorra esses encontros para manter viva a tradição, que atualmente, vemos que infelizmente está se perdendo”.









A tradição de Reis
            A companhia é composta por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
            Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.


SIGA-NOS
Twitter: @smcultura