Pesquisar este blog

Circuito SESI volta aos palcos do “Paulo Alcides Jorge”

 Peça Ibejis, que será encenada na sexta-feira, é inspirada na lenda da cultura africana.
  
 Nesta sexta-feira (25), o Circuito Cultural SESI será realizado  em Araçatuba, no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, com a peça teatral Ibejis. Como a unidade do SESI de Araçatuba não possui teatro próprio, a instituição firmou parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, que irá disponibilizar o local até o final do ano, somando 10 atrações gratuitas. A primeira acorreu no último sábado (19), com a apresentação do “Quarteto Clássico”, composto por violoncelo, violino, viola e flauta. O Diretor da Cultura Alexandre Melinsky definiu a apresentação como “maravilhosa, fantástica. Quem não foi perdeu uma ótima apresentação erudita”. Com esse evento, a Administração Municipal reforça seu compromisso em oferecer mais cultura à população, contribuindo com a formação de platéia, reflexo dos grandes centros.
Sobre a peça
Ibejis foi inspirada na lenda dos gêmeos presentes nas culturas africana, católica e grega. Eles são denominados respectivamente como Ibejis, Cosme e Damião, e os mitológicos Geminis. No enredo, Pai Francisco Passarão prepara caruru para a festa de São Cosme e Damião. Dois passarinhos chegam ao seu terreiro para a comemoração, então, Passarão resolve contar-lhes sobre a origem dos Ibejis africanos, os santos Cosme e Damião e o signo de Geminis da constelação zodiacal mostrando o que há em comum entre os três contos.
A montagem reúne percussão corporal, cantigas adaptadas às canções contemporâneas e coreografia com tecidos e teatro de bonecos. Para Paulo Faria, diretor e dramaturgo da Cia, a peça é um recorte do sincretismo religioso na formação das festas populares do Brasil como folguedos, festas do divino, boi-bumbá e frevo. “A idéia é aproximar a mitologia africana da história universal do homem, entendendo que a África é o continente mais antigo da humanidade e berço da civilização humana”, explica o diretor.
 O grupo
         Fundada há doze anos, a Cia. Pessoal do Faroeste tem por objetivo promover o acesso às expressões culturais e artísticas para fortalecer a formação de uma sociedade mais crítica e atuante. A fonte de pesquisa é a rotina social e política do povo brasileiro. Em seu primeiro ano de vida, com a peça Um Certo Faroeste Caboclo, ganhou o Prêmio Teatro Jovem Coca-Cola/Pananco de Melhor Direção para Paulo Faria e Melhor Coreografia para Luís Miranda.
         As montagens Rei dos Ventos (2000) e A Mulher Macaco (2000) receberam o prêmio Nacional Plínio Marcos de Dramaturgia.
Em 2009, estréia o espetáculo infantil Ibejis, concedido pelo ProAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que foi selecionado pelo projeto Viagem Teatral do SESI-SP Temporada 2010 e excursionará por 14 cidades de julho a setembro de 2010.
         O drama Meio Dia do Fim foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2009/10 na categoria Melhor Autor a Paulo Faria e ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009/10 concorrendo às categorias Melhor Autor e Melhor Elenco.

Ficha Técnica:
Direção e dramaturgia: Paulo Faria  
Elenco: Paulo Arcuri, Isadora Ferrite, Welton Santos e Maurício Badé
Figurinos: Paulo Faria
Direção musical e preparação vocal:  Denise Venturini  
Preparação percussiva: Jorge Peña  
Preparação física: Eduardo Gomes  
Bonecos e adereços: Jeferson Cecim  
Iluminação: Ciso de Souza 

Espetáculo: Ibejis
Local: Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge – R. Armando Sales de Oliveira, s/nº –  Bairro Bandeiras – (anexo a biblioteca municipal)
Datas e horários: 25/06 (sexta-feira), às 20 horas.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Capacidade: 200 lugares
Gênero: musical
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre
Informações: (18) 3623-4911 e 3636-1270
  
------------------------------------------------------------------------
Réggis Antônio – Assessor de Imprensa
Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura Municipal de Araçatuba
------------------------------------------------------------------------