Pesquisar este blog

Prefeitura publica lei que muda data de evento




A Semana Tião Carreiro será realizada oficialmente no mês de outubro, na semana do dia 15, data de morte do músico homenageado. É o que diz a Lei Municipal 7.195, do dia 10 deste mês, sancionada pelo prefeito Cido Sério e publicada em edital pela Prefeitura de Araçatuba nesta quarta-feira (18). O texto dá nova redação a dois artigos da Lei Municipal 6.031, de 2001, de autoria do ex-vereador Sidney Cinti. A redação dizia que a semana deveria ocorrer no mês de março. No entanto, depois da data da publicação até 2007, foram promovidas quatro edições, todas em dezembro, na semana em que se comemorava a data de nascimento do “Rei da Viola”. Neste ano, o evento foi realizado em outubro.

A alteração na lei partiu do Executivo, que preferiu mudar a data porque no último mês do ano ocorrem diversas atividades, além da possibilidade de muitas pessoas se ausentarem do município. “Em dezembro, temos o aniversário da cidade, as festas de fim de ano e muitas pessoas tiram férias e vão viajar”, disse Carlos Nova, diretor de Turismo e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Acreditamos que em outubro seja mais tranquilo. Já tivemos uma boa experiência neste ano, com o envolvimento de escolas e da comunidade”, disse. A Semana será realizada anualmente e constará no calendário de eventos das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico do município.

O evento em homenagem a Tião Carreiro foi instituído com o objetivo de lembrar a vida e obra do violeiro mais importante do Brasil, além de resgatar a cultura caipira em suas diversas manifestações. O músico, cujo nome de batismo era José Dias Nunes, foi criado em Araçatuba.
 
Ele teve seu primeiro contato com a viola na cidade e compôs músicas em que manifestou seu afeto pelo município, principalmente “Filho de Araçatuba”, composta em parceria com Moacyr dos Santos e Domingos. O violeiro nasceu em 13 de dezembro de 1934, em Montes Claros (MG) e faleceu em 15 de outubro de 1993, na cidade de São Paulo.
 
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araçatuba.