Pesquisar este blog

Secretário da Cultura se reúne para a semana do "Tião Carreiro"


Hélio Consolaro, Secretário da Cultura de Araçatuba esteve reunido com a diretoria do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) para discutir a “5ª Semana do Tião Carreiro” que acontecerá em outubro.


O secretário Hélio Consolaro e Alfredo Neves, presidente do SIRAN


O objetivo do evento é difundir o gênero da moda de viola, propiciar o congraçamento entre aqueles que apreciam o estilo de vida do sertanejo autêntico, viola caipira, música raiz, tropeirismo e também tornar a obra de Tião Carreiro mais conhecida. “Tião Carreiro levou o nome de Araçatuba para todo o canto do país”, disse Mauro Rico que também esteve presente à reunião.

Mauro Rico, Cláudia Colli e Carlos Nova

Representando a Secretaria da Educação Cláudia Colli uma das organizadoras da semana que irá homenagear Tião, esteve discutindo juntamente com Alfredo Neves Filho, presidente do Siran, Antônio Carlos, vice-presidente e Ernesto Trentin, assessor de diretoria, as ações que serão realizadas.


Ernesto Trentin, Antônio Carlos e Hélio Consolaro
Durante a semana que antecede os dias 17 e 18, outras ações também serão realizadas nas escolas municipais através dos professores, para que eles possam em sala de aula divulgar o evento, a vida e obra de Tião Carreiro.

Ainda durante a semana incentivar para que bares, restaurantes e similares contratem músicos/violeiros que tenham em seu repertório a música raiz, fazendo com que a semana alcance o seu objetivo.
Nos dias 17 e 18 de outubro, sábado e domingo os eventos irão acontecer de forma simultânea. Para o sábado foi sugerido rodas de viola em pontos diferentes da cidade.

Já no domingo a tradicional “Queima do Alho”, no recinto “Clibas de Almeida Prado” com a presença de comitivas interessadas em participar da prova.