Pesquisar este blog

População prestigia desfile cívico-militar

O tradicional desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado nesta segunda-feira, 07, reuniu centenas de pessoas no espaço da antiga Estação Ferroviária, na avenida dos Araçás. Este ano, os estudantes deixaram a prática de marchar pela avenida, conforme modificações orientadas pela Secretaria Municipal de Cultura, e participaram de uma caminhada, expressando o civismo de forma espontânea e com a participação da população em geral.
As comemorações começaram as 8h com a concentração de estudantes, pais, educadores, autoridades e representantes de diversos segmentos sociais na Praça João Pessoa, onde aconteceu uma breve cerimônia, com hasteamento da Bandeira Nacional e apresentações culturais.



Por volta das 9h, os participantes se organizaram para a caminhada, que seguiu pelas ruas Duque de Caxias, Carlos Gomes, Praça Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, até chegar à Estação, onde foram acomodados na plataforma, para assistir ao desfile. Ao palanque, montado defronte à plataforma, compareceram vereadores e secretários municipais, além do deputado federal Jorge de Faria Maluly, da presidente da Câmara, Edna Flor, do prefeito Cido Sério e do vice Carlos Hernandes, além do Tenente Coronel PM Paulo Arcanjo da Cruz, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior.






O desfile teve início pouco antes das 10h, com a incorporação da Bandeira Nacional, seguido da execução do Hino à Independência pela Banda Regimental de Música do 2º BPM/I e execução do Hino à Araçatuba pelas crianças do coral da EMEB José Machado Neto, coordenado pela professora Heleni Serafim Pereira Teixeira.
Na seqüência, teve início o desfile, com apresentação da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Tiro de Guerra, Policiais Militares do 2º BPM/I, Tropa de Choque, Banda Regimental de Música do 2º BPM/I, Bombeiro Mirim, Guarda Municipal e Fanfarra da Guarda Municipal.




Os pelotões motorizados também passaram pela avenida, sendo exibidas as viaturas do 2º BPM/I, Polícia Militar Rodoviária, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiro, Policia Civil e Guarda Municipal. Após o desfile das frotas, foi a vez das fanfarras passarem pela avenida, participando deste momento a APAE Band Show, fanfarras das EMEBs Euza Neuza Marcondes Lários e Monsenhor Victor Mazzei, da Escola Estadual Profº Artur Leite Carrijo, a Banda Marcial da Polícia Mirim e FAMA (Fanfarra Municipal de Araçatuba), que encerrou a festa apresentando alguns sucessos de Michael Jackson e também uma homenagem ao prefeito Cido Sério, aniversariante do dia, com o “Parabéns à você”. As comemorações foram encerradas por volta das 11h30.