Pesquisar este blog

Tem início a fase regional do Mapa Cultural Paulista

O Mapa Cultural foi criado em 1995 e cria uma grande vitrine cultural com o propósito de identificar, ressaltar e divulgar a produção cultural do interior paulista. É aberto a todos os municípios do Estado de São Paulo, representados por grupos e obras artísticas nas modalidades: Teatro, Dança, Canto Coral, Musica instrumental, Vídeo, Literatura e Artes Visuais.

O projeto visa promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores culturais e suas atividades, divulgando o talento desses artistas, proporcionando o apoio e a visibilidade necessários, tanto pelo empenho quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados em sua linguagem artística ou modalidade.

Os municípios selecionam os participantes de cada modalidade conforme o regulamento específico, bem como a distribuição dos trabalhos por categoria nas 13 regiões administrativas do Estado. O processo ocorre em três fases : municipal, regional e estadual.

A iniciativa do Governo de São Paulo, que conta com o incentivo e a parceria das Prefeituras Municipais, tem sido uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento cultural no Estado de São Paulo. O melhor exemplo disto é o resultado do Mapa Cultural Paulista nestes últimos seis anos, haja vista o sempre crescente envolvimento das cidades, de seus artistas e da comunidade em geral, transformando-o em um projeto de sucesso, imprescindível ao meio cultural do Estado.

Este projeto é uma realização do Governo de São Paulo em parceria com as Prefeituras Municipais através das Secretarias de Cultura e a responsabilidade de sua produção é da Abaçai Cultura e Arte.


Na Região de Araçatuba a fase regional começa no dia 14/08 com a expressão artística Canto Coral onde o Coral da Reunidas estará representando a cidade de Araçatuba.

No dia
15/08, é a vez das expressões artísticas Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Literárias, conto, crônica e poesia e Víedo.

• As Artes Plásticas compostas por Pintura, Escultura, Desenho de Humor e Fotografia, acontecerá nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon a partir das 16 horas em Araçatuba, onde na ocasião os 17 artistas selecionados na fase municipal se encontrarão com a comissão julgadora formada pelos críticos de arte Waldomiro Bampa, Wagner Pavarin e Luis Gustavo Paffaro, para um bate-papo sobre suas obras, onde na ocasião, serão reveladas as obras que irão para a Fase Estadual no ano de 2010. Os artistas araçatubenses que participam da fase Regional são: Henry Mascarós, Duxtei Vinhas Itavo, Marileide Castilho Dossi, Felipe Paupitz e Sônia Regina de Oliveira Zafalon.

• As Artes Literárias compostas por contos, crônicas e poesia, também será realizada em Araçatuba no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon às 16 horas do dia 15/08 e na ocasião o crítico literário Evandro Afonso Ferreira está conversando com os artistas participantes e revelando as obras que irão para a outra fase. Os artistas araçatubenses que participam da fase regional são: Edson Maciel, Ricardo Barbosa de Novaes, Antenor Rosalino, Anizio Canola, Cassia Luciene Braga e Rita de Cássia Lavoyer.

• A Exposição de todas as obras participantes na fase regional do Mapa, ficarão expostas à população até o dia 28/08

No mesmo dia 15/08, acontece em Ilha Solteira a seletiva da expressão artística de Vídeo às 20 horas no Cine Paiaguás e o artista José Renato Gimenez das Neves será o representante de Araçatuba.

No dia 20/08 às 20 horas no Cine Teatro Lumine na cidade de Penápolis acontecerá a seletiva de Dança e a cidade estará sendo representada por Stella Maris Academia de Dança e Escalada Ballet.

Nos dias 21, 22 e 23/08 na cidade de Guararapes, acontece as apresentações teatrais. Os espetáculos serão apresentados no Espaço Cultural, na Estação Ferroviária e na Praça Nossa Senhora da Conceição. Os representantes de Araçatuba são: Cia Um e Outro com o espetáculo “É impressão Minha ou estão batendo na porta” na categoria adulto; Grupo Deixa que eu conto com o espetáculo “Histórias Imaginárias” na categoria para crianças e a Trupe Cobra d’água com o espetáculo “As Aventuras do Rio Tietê” na categoria Rua.

E no dia 27/08 acontece a classificatória da expressão artística Música Instrumental às 20 horas no Cine Teatro Lumine em Penápolis e a Orquestra municipal de Sopros será o nosso representante.

Pela primeira vez, a Secretaria Municipal da Cultura disponibilizará em parceria com outras Secretarias, transporte para todos os artistas da cidade representarem dignamente o município. É o compromisso da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura em valorizar e respeitar o artista local finaliza o Diretor do Depto da Cultura Alexandre Melinsky.