Pesquisar este blog

Projeto Guri inaugura polo regional em Araçatuba

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) inaugurou sua nona sede regional do programa, em cerimônia realizada na manhã de hoje (25), na Secretaria da Cultura de Araçatuba. O evento marcou também a assinatura do termo de compromisso entre a Associação e a Prefeitura, parceira do projeto junto com o Governo Estadual. O novo polo terá um espaço mais amplo no prédio da Secretaria, onde as atividades são desenvolvidas.

Na abertura do evento houve apresentação da Orquestra Municipal de Sopros. A solenidade contou com a presença do prefeito Cido Sério, do secretário da Cultura, Hélio Consolaro, e de diretores da AAPG. De acordo com Alessandra Fernandes da Costa, diretora executiva da Associação, a criação do polo visa a ampliar o projeto, fortalecendo a proposta educacional. “Estamos implantando um novo modelo pedagógico e novos cursos, promovendo o ensino da música em grupos separados por faixa etária”, afirmou.

O prefeito Cido Sério, Alessandra e o secretário da Cultura prof. Hélio Consolaro

Alessandra disse que aproximadamente 37 mil alunos são atendidos pelo projeto em todo e Estado, em mais 300 polos. De acordo com ela, a sede de Araçatuba abre 330 vagas neste segundo semestre, praticamente o dobro do que foi oferecido nos primeiros seis meses do ano. A nova programação vai oferecer cursos de baixo elétrico, bateria, guitarra e flauta doce. Além destes, o aluno pode aprender a tocar violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, flauta transversal, clarinete, saxofone, entre outros. Há também disciplinas complementares de iniciação musical, prática de conjunto e oficina vocal. Podem participar crianças e jovens de sete a 17 anos.

Na ocasião, o secretário municipal da Cultura enfatizou o aspecto social do programa. “O Projeto Guri é uma porta aberta para a juventude aprender música, porque permite a inclusão social e torna o aluno protagonista da sua própria arte”, disse Consolaro.

Em seguida, houve a celebração do termo de compromisso entre a Prefeitura e a Associação para a criação do polo regional, momento em que o prefeito e a diretora executiva da AAPG assinaram o contrato que tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

As autoridades também visitaram algumas salas onde as atividades serão desenvolvidas e conheceram os instrumentos novos. Compareceram à cerimônia, além dos já citados, as secretárias municipais Cidinha Lacerda (Ação Social), Beatriz Soares Nogueira (Educação) e Cláudia Crepaldi (Esportes e Recreação); o diretor de Turismo do município, Carlos Nova; e os diretores da AAPG, Henrique Oliveira, Susana Kruger e Francisco César Rodrigues, além de músicos e pessoas ligadas à cultura local.

Aula-espetáculo


Pela tarde, no teatro da Unip (Universidade Paulista), o grupo “Seis com Casca” encerrou o dia de lançamento do novo polo. Eles fizeram uma apresentação para cerca de 200 alunos da rede pública de ensino. O show teve duração de uma hora.

O grupo "Seis com casca"

Os músicos apresentaram cada um dos instrumentos em solos e executaram canções de conteúdo lúdico, além de músicas clássicas. O pianista Bruno Monteiro pediu às crianças que adivinhassem temas de filmes conhecidos. Eles exibiram temas como o da Pantera Cor-de-Rosa e de Os Flinstones. Houve um momento em que o percussionista Nelson Carneiro tocou utilizando uma máquina de escrever.

"O Datilógrafo" sendo executado


O Seis com casca é oriundo do departamento de música da USP (Universidade de São Paulo). De acordo com o pianista, o sexteto tem esse nome em razão de um conto de Clarice Lispector (O Ovo e a Galinha). No texto, a frase “Ter uma casca é dar-se” serviu de inspiração. “Nós nos doamos para a música”, explica Monteiro. Além do pianista e do percussionista, o grupo é composto por: Potiguara Menezes (guitarra), Diogo Maia (clarinete), Nikolay Iliev (violino) e Maurício Biazzi (contrabaixo).


Inscrições

As inscrições para o “Guri” continuam abertas até o dia 4 de setembro (sexta-feira) e devem ser feitas nos dias úteis da semana, das 13h30 às 18h, na rua Anita Garibaldi, 75, Centro. Para tanto, os interessados, acompanhados por um responsável, precisam levar duas fotos 3x4, cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovante de endereço, declaração escolar e carteira de vacinação.
Mais informações: 3621-2052.