Pesquisar este blog

Escolhido samba-enredo em homenagem à Araçatuba

A escola de samba Unidos de São Lucas escolheu, no sábado (8), o samba-enredo que levará para a avenida no Carnaval 2010, no grupo 1 da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Com o tema “Araçatuba nos trilhos do tempo, a terra dos Araçás”, a letra escolhida disputou a eliminatória final com outras duas composições. Ao todo, nove letras foram inscritas no primeiro processo seletivo.
O samba-enredo vencedor será apresentado para a comunidade no dia 22 de agosto na festa de aniversário de 29 anos da São Lucas. O presidente da entidade carnavalesca, Marcos César Politi, conversará com o prefeito Cido Sério e o secretário de Cultura Hélio Consolaro nos próximos dias, para ver a possibilidade de alguns representantes de escolas de samba de Araçatuba irem até a Capital no dia da festa.
Preparação
De acordo com Politi, algumas fantasias já foram desenhadas e a montagem de carros alegóricos também já começou a ser definida. A São Lucas deverá entrar no Sambódromo do Anhembi com 16 alas, quatro carros alegóricos e três casais de mestre-sala e porta-bandeira. Cerca de 1.600 componentes desfilarão pela escola que tem como cores oficiais vermelho, branco e preto.
O desfile pretende representar índios caingangues na comissão de frente; o carro abre-alas será lembrado por uma locomotiva intitulada "Trilhos da Evolução". Os imigrantes que vieram para a cidade na primeira metade do século 20 também serão homenageados, mostrando a formação étnica da população araçatubense. Sinhazinhas e os barões do café também serão lembrados, bem como a agropecuária e as culturas agrícolas que fizeram parte da história da cidade, como a cana-de-açúcar, o algodão e o café.
História da São Lucas
Em 1980, os líderes de blocos que cantavam sambas e marchinhas para um time de futebol, o São Cristóvão Bandeirante Futebol Clube, se reuniram e fundaram o G.R.C.S.E.S. (Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Unidos de São Lucas), que passou a disputar o Carnaval oficial de São Paulo, sendo campeão do grupo de acesso no seu primeiro desfile. Em quatro anos a São Lucas já estava entre as trinta melhores Entidades Carnavalescas do Estado. A partir de 1995, a escola conseguiu uma quadra e começou a se estruturar para ser também um Grêmio Cultural e Social a serviço da comunidade. A Unidos de São Lucas participou do Grupo Especial em 2001 e 2002.

No ano passado foi vice-campeã do Grupo 2 da UESP, com o samba-enredo “Felicidade, ilusão do Carnaval”. A conquista permitiu que escola subisse para o Grupo 1. Em 2010, se ficar entre as duas primeiras, sobe para o grupo de acesso, que abre caminho para o Grupo Especial.

Conheça o samba vencedor:
Autoria: Xandinho, Edu Silva, Vânia Cordeiro, Paulinho Redação, Rodigo Atração, Tuca Maia, André Filosofia, Valter Júnior, Edison Liz, Fabinho e Saulo Mesquita.

“É carnaval! Vem meu amor viajar Rumo à Terra dos AraçásMinha São Lucas vai te levar
Na locomotiva da história embarquei
E sobre os trilhos de outrora eu passei
Para decantar uma trajetória de esplendor Eu vi o "Dono da Terra" feliz habitar
As verdes matas do doce fruto Araçá Eu vi também o imigrante chegar Com a esperança no olhar e a fé no coração Barões do Café e as Sinhás com muito luxo eu vi passar
Um "Branco Mar" encantou o meu olhar Eu avistei bravos guerreiros em união lutando na Revolução
O sim do berrante ecoa no arEh!
Vaqueiro toca o boi gordo que eu quero ver
A pecuária se desenvolver
Me emocionei ao ver a fonte da vida
Oh! Tietê deságua tuas águas cristalinas Com a cana-de-açúcar a evolução.
Da tecnologia à industrialização Passando pelas "ruas do progresso"Aprendi que reciclar é a solução
São mentes brilhantes feitos relevantes no cenário mundial Desembarquei, agora eu quero festejar Araçatuba é o meu lugar, para sempre vou te amar”.