Pesquisar este blog

Cultura raiz - 3ª Etapa da Queima do Alho acontece no próximo dia 2 em Araçatuba.

A terceira etapa do primeiro circuito da queima do alho do interior paulista acontece no próximo dia 02 de agosto no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”. Será a tão aguarda final de todas as etapas.A comitiva campeã terá sua vaga garantida no concurso oficial da queima do alho de Barretos, que será realizada no final do mesmo mês.A segunda etapa foi realizada no mês de junho, no Cabanha Moura e contou com a participação de aproximadamente trezentas pessoas.





A comitiva “Cachoeira” ficou em primeiro lugar nesta 2ª edição. Já as comitivas “Fogão de Lenha” e “Cabanha Moura”, ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente.Com essa 3ª etapa o concurso irá selecionar os melhores cozinheiros das comitivas das três etapas que teve início em maio.No cardápio a típica comida tropeira. Arroz carreteiro, feijão tropeiro e farofa.





História dos tropeiros
Tropeiros eram homens fortes que transportavam mercadorias no lombo de burros e cavalos, desde o Brasil Colônia até meados do século 20, cortando estados produtores e consumidores como São Paulo, Minas, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná. Não eram boiadeiros, mas sim condutores do veículo de carga - no caso, os animais. E, porque São Paulo era o estado que concentrava mais riqueza e prosperidade por causa da aristocracia ligada ao café, o tropeirismo está intimamente ligada ao Estado. Então, embora o feijão tropeiro seja batizado e crismado como prato típico da culinária mineira, existe sim o feijão tropeiro paulista, comum em várias cidades do interior deste estado.

Serviço: 3ª Etapa do Iº Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista
Dia: 02 / agosto
Horário: 12h (início)
Local: Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado” – Av. Alcides Fagundes Chagas, 600 – Bairro Aviação – Araçatuba.
Valor do ingresso individual: R$ 10,00
Informações: (18) 3607-7826 (Aline) /3636-1270 (Cláudia)