Pesquisar este blog

Cosmos dará ênfase às comemorações do Ano Internacional da Astronomia



O SESC (Serviço Social do Comércio), Inape (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais) e Sincomércio (Sindicato do Comércio de Araçatuba) realizam de 20 a 24 de julho, o 8º Cosmos.

O evento que aborda a Astronomia e a Ufologia é gratuito e indicado para todos os públicos. As palestras vão acontecer no auditório do Senac, sempre às 19h30 e 21h.

Como já ocorre há alguns anos, no dia do encerramento acontece a Festa Cósmica, com observações do céu por meio de telescópios, às 23h, no pesqueiro Água Branca (rua Valentim Rodrigues, S/N, Araçatuba).

Através de debates, o Cosmos propõe aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo, abordando temas educacionais, importantes para a formação da cidadania.

“A discussão ganha ainda mais força nesta edição, quando é comemorado o Ano Internacional da Astronomia”, disse o coordenador de programação do SESC Birigui, Fernando Amodeo Tuacek.

Em 2009, celebram-se os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas pelo cientista Galileu Galilei (1564-1642). Esta será uma comemoração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. A intenção do evento coordenado pela União Astronômica Internacional e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é dar ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

Histórico do evento
Realizado tradicionalmente em julho, o Cosmos surgiu em 2002, com o mesmo formato dos dias atuais. A proposta sugerida pelo SESC Birigui, na época, foi prontamente aceita pelo Inape, que se dispôs a organizar as discussões em torno da Astronomia e Ufologia.

Para o presidente do Inape, Gener Silva, o evento tem crescido a cada ano, graças à organização e aceitação do público, que comparece e participa.

Desde a primeira edição, o ciclo de palestras vem recebendo nomes importantes da Astronomia e da Ufologia. A 4º edição do evento (2004) recebeu o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que em 2006 esteve em vôo espacial a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8, em 2006.

Roteiro

Dia 20 (segunda-feira)
Na abertura, às 19h30, o professor Roberto Boczko, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, abordará o tema “A Astronomia e os calendários”. A partir das 21h, o professor de Física, Astronomia, Relatividade e História da Física da PUC-SP Walmir Thomazini Cardoso vai ministrar a palestra: “Galileu, Galileu! Onde é que você se meteu? Enganos e acertos na Astronomia Galileana”.

Dia 21 (terça-feira)
Às 19h30, Paulo Gomes Varela, professor de
Astronomia do Planetário de São Paulo e membro da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), vai conduzir a palestra: “ O céu oculto”. Em seguida, às 21h, Leonardo Lago, mestre em Astronomia pela USP, vai abordar o tema: “O novo sistema solar”. Dia 22 (quarta-feira)

A partir desta data, o evento tratará das questões relacionadas à Ufologia. Para abrir os debates, Gener Silva, diretor-fundador do Inape vai abordar o assunto: “Fatos paradoxais da ufoarqueopaleontologia”, às 19h30. Em seqüência, às 21h, Pedro de Campos, autor do livro Uma Visão Espírita da Ufologia, vai ministrar a palestra: “Abduções Alienígenas”.

Dia 23 (quinta-feira)
Neste dia, às 19h, a médica e mestre pela Universidade de Illinois (Chicago- Estados Unidos), Mônica de Medeiros vai abordar em sua fala a “Grade energética planetária e ortotenia”. Logo após, às 21h, Rafael Cury, fundador e presidente do Núcleo de Pesquisas Ufológicas (NPU) e co - editor da Revista UFO fará uma explanação sobre o tema “Ufos: Uma visão científica, religiosa e governamental”. Dia 24 (sexta-feira)
Na última noite de debates, às 19h30, Marcos Antonio Petit, co-editor da revista UFO e membro da CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos), fala sobre “Discos voadores e o Vaticano”. Para finalizar o ciclo, Ademar Gevaerd, editor da Revista UFO e presidente do CBPDV (Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores) trata da “Abertura ufológica no Brasil: O Governo revela os seus segredos”.

SERVIÇO – As palestras serão realizadas no auditório do Senac de Araçatuba (avenida João Arruda Brasil, 500, São Joaquim). Outras informações sobre a programação, pelos telefones (18) 3608-5400 e (18) 3642-7040. Grátis.

Informações:
Gener Silva
(18)3636-2206