Pesquisar este blog

Araçatuba vai ao XlI Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura em São Paulo

foto Réggis Antônio

No último dia 05 de março, Araçatuba esteve presente representada pelo secretário de cultura do município Hélio Consolaro e Simone Leite Gava, Chefe de serviço de Produção no XII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.
foto Réggis Antônio


Cerca de 298 municípios participaram. O encontro foi dirigido pelo secretário do Estado da Cultura, João Sayad e Ronaldo Bianchi, secretário adjunto e André Sturm, responsável pela difusão e fomento à cultura do estado. O evento contou também com a presença do governador José Serra.
foto Réggis Antônio



A abertura do encontro foi enriquecida pela apresentação de viola caipira que tocou várias músicas, entre ela o Hino Nacional Brasileiro e “Adeus Paulistinha”, onde a platéia vibrou.
foto Réggis Antônio

Vários assuntos foram apresentados, dentre eles:
1. Organização de captação para saber de onde pode vir o dinheiro a ser pleiteado
2. Como pleitear verbas à cultura para os municípios (junto a deputados federais e estaduais) para que estes destinem verbas através de emendas.
3. “Central de Cultura” que fica na secretaria onde os responsáveis podem entrar em contato, para que possam receber ajuda em como proceder na apresentação de projetos, editais, leis de incentivo à cultura para reforma de teatros e centros culturais.
Algumas ações já realizadas também foram apresentadas tais como:
1. Projeto “Vá ao cinema”, com apresentações nas cidades que possuem salas de cinema para exibição de filmes nacionais. Em 2008 levou 1,9 milhão de pessoas.
2. “Coreto Paulista”, que cuidará das bandas do interior paulista.
3. Foram 1.500 espetáculos apresentados gratuitamente à população em 2008.
4. Na capital há projeto de construção, nas regiões mais carentes para 9 “Fábricas de Cultura” , prédio que contará com salas de teatro, dança, biblioteca, literatura e circo.
Ao final o governador do Estado José Serra ressaltou os projetos apresentados.
foto Réggis Antônio

O secretário Hélio Consolaro, esteve conversando com pessoas ligadas à secretaria do estado para obter mais informações, entre elas a assessora Adriana Cybele Ferrari, para a viabilização técnica de projetos que possam ser desenvolvidos em nosso município.

Réggis Antônio
Jornalista – MTB 48.450
Chefe do Serviço de Eventos e Divulgação Cultural.
Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba
Contato:
(18) 3636-1270
reggisantonio@gmail.com
reggisantonio@hotmail.com