Pesquisar este blog

Palestras desta terça falarão a respeito da evolução estelar e as dimensões atuais do Cosmos


Prosseguem, nesta terça-feira, as palestras do Cosmos 2017. Desta vez, serão abordados os temas “Um Universo de Galáxias” e “Observando e Entendendo Brevemente a Evolução das Estrelas”, a partir das 19h, no Teatro Castro Alves.

Na primeira parte do evento, o palestrante Mario Lopes MAcedo falará sobre as dimensões atuais do Cosmos, sua grandeza e as distâncias descomunais que nos separam das demais galáxias. Ele também tratará da possibilidade de se encontrar civilizações extraterrestres.

Mario é astrônomo amador e um dos fundadores do Observatório Municipal de Itapira (SP), em 1986. Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha na área de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), é professor de Química na rede particular de ensino e atua no Ensino Médio e em cursos pré-vestibulares em várias cidades.

Atualmente, Mário Lopes Macedo desenvolve trabalhos no recém-inaugurado Polo Astronômico de Amparo, na estância turística de Amparo (SP).


Na sequência, Flávio D’Amico discutirá a teoria da evolução estelar, que é uma das teorias mais importantes da astrofísica. Também falará sobre a distância das estrelas, seus tamanhos e características. 

Flávio é graduado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em (1989), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1992) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997).

Ele concluiu um pós doutoramento no Center for Astrophysics and Space Sciences of the University of California at San Diego (CASS/UCSD) em 2001. Atualmente, é pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Binárias de Raios X de Baixa Massa. 

Além das palestras, o Cosmos 2017 exibirá o filme “O Planeta Proibido” na tarde desta terça-feira (25), às 15h30, no Teatro Castro Alves. A entrada será gratuita, com classificação indicativa para maiores de 14 anos.

Serviço

Cosmos 2017 – Palestras
Data e Horário: 25 de julho, às 19h e 20h30
Local: Teatro Municipal Castro Alves, Rua Duque de Caxias, 29, Centro
Classificação Indicativa: 14 anos. Vagas limitadas
Idealização: INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais)
Realização: Sesc Birigui
Parceria: Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba
Apoio: Sincomércio